TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Em Logistica

Artigo: Adm Em Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 6

O franchising representa um negócio em que as franquias concedem aos franqueados o direito de utilizar a marca ou patente juntamente com o direito de distribuição de produtos ou serviços.

O sistema de fraqueamento é formalizado com contrato. O contrato formaliza o acordo entre as partes para utilização da marca, conceito de marca, produtos ou serviços.

Além do uso da marca, o franqueado utilizará também o direito de uso de tecnologia, métodos e técnicas ou ainda sistemas administrativos, financeiros e operacionais.

Mercado de franchising

O mercado de franchising está em alta, porque as franquias além de representar um mercado rentável também possuem poucos riscos e, portanto, tem sido cada vez mais uma opção de negócios.

O setor de franquias tem mercado promissor em diversas regiões do Brasil, não existindo mais a concentração de franquias apenas nas capitais do país.

Um exemplo é Ji-Paraná em Rondônia local em que as franquias de sorvete de iogurte são um sucesso.

Um dos motivos para que as franquias se expandem com tanto sucesso é que para maioria dos negócios franqueados existe não só uma diversidade de possibilidades em fazer negócios como também a qualidade de produtos e serviços oferecidos, além dos investimentos iniciais atenderem a diversas condições financeiras.

Todos esses fatores fazem com que haja maiores oportunidades no setor de franchising.

Investir em franquias está sendo mais vantajoso economicamente falando, pois em alguns estados brasileiros somente 8% das empresas chegam à falência dentro dos difíceis cinco primeiros anos.

O bom momento do setor de franquias é graças ao mercado nacional, pois 90% das empresas franqueadoras são nacionais e 50% das lojas dos shoppings centers são formados por lojas franqueadas.

Mas o sucesso das franquias depende também do incentivo externo que vem do mercado. Isso, porque as empresas que decidem abrir rede de franquias encontram no mercado alguns fatores:

Pequeno empresário – os microempreendedores são os que mais investem em franquias e com isso, o processo de expansão é mais veloz.

Expansão – no atual mercado de franquias enquanto algumas empresas já têm experiência em franquear, outras empresas inauguram rede de franquias.

Como as empresas podem abrir um franchising

Todas as empresas atravessam o mesmo ciclo: nascimento, desenvolvimento e expansão.

O nascimento de uma empresa é sempre difícil. A empresa luta para continuar no mercado, para se desenvolver e se tornar cada vez mais competitiva.

O desenvolvimento é também um processo de dedicação intensa, pois a empresa deve solidificar seu nome no mercado e construir conhecimento que garanta sucesso, aprendizado e competitividade de mercado.

Quando a empresa está se desenvolvendo com sucesso já se prepara para o próximo passo que é a expansão. Para expandir seus negócios uma ótima alternativa para as empresas é investir no setor de franquias.

Mas, antes de investir em franchising a empresa precisa adquirir conhecimentos sobre essa nova etapa.

As empresas que desejam expandir seus negócios e contar com mais unidades são as franqueadoras. Para franquear com sucesso, siga as dicas:

Plataforma de negócios – para franquear, as empresas devem escolher os candidatos a franquias, sabendo quais as necessidades, expectativas, capacidade de recursos, afinidades do candidato com o negócio da empresa.

Sucesso – as empresas devem se dedicar para que os franqueados não quebrem e não desistam do negócio nos primeiros anos de franqueamento. Com isso, as empresas podem financiar a taxa inicial, dentre outros.

Controle – é papel das empresas que abrem franquias oferecer orientação e as ferramentas gerenciais para as franqueadas atinjam resultados e saibam guiar o negócio na direção certa.

Divulgar a franquia

As empresas que pretendem conseguir franqueados devem investir em divulgação de franquias. Muitas vezes uma marca é forte no mercado e conhecida, mas isso não quer dizer que será uma franquia desejada pelos empresários.

Para se tornar uma franquia desejada uma empresa deve cumprir seu papel:

Licenciar marca e sistemas administrativos e gerenciais.

Prestar consultoria.

Desenvolver tecnologia e métodos próprios do negócio.

Lançar sempre novos produtos e serviços.

Ser competente ao atender as necessidades do franqueado.

Franquias que oferecem suporte e orientação são franquias que se beneficiarão com o sucesso das unidades franqueadas.

Lembrando que sucesso não é só lucro, é também uma boa imagem no mercado.

Formatos de franquias

Para atender às diversas necessidades do mercado e dos franqueados, as franquias têm inovado a forma de apresentar o negócio.

Com isso, as lojas tradicionais não atendem mais as expectativas criadas pelo mercado, criando assim as franquias em quiosques. As franquias em quiosques são solução para deixar a concorrência por espaços nos shoppings, pois os quiosques ocupam menos espaço.

Os quiosques são inovadores, representam um formato mais dinâmico e jovem de apresentar o negócio. Outra vantagem é que as franquias em quiosques possuem um custo menor de investimento inicial.

Portanto, os quiosques são indicados para empreendedores que tenham pouco capital inicial e atendem também a necessidades das franquias para não perder essa clientela.

Mas, é necessário ficar atento a isto, pois os espaços movimentados nos shoppings são bem disputados e os quiosques costumam pagar caro para se instalar.

Outra recomendação para empreendedores que pretendem investir em quiosques, é se atentar sobre o rendimento mensal e prazo de retorno, pois mesmo que o investimento inicial seja baixo, o retorno deve ser satisfatório.

As principais franquias de quiosques são:

Chilli Beans – para venda de óculos escuros

Contém 1 g – venda de cosméticos

Chopp Time – cervejas

Cacau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com