TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Financeira E Orçamentaria

Artigos Científicos: Adm Financeira E Orçamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  3.821 Palavras (16 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO:

Introdução............................................................................................................................... 04.

1. O planejamento da Administração Financeira e a interferência do tempo sobre a moeda.......................................................................................................................... 05.

1.2 Resolver a questão:.................................................................................... 06.

2. Risco e Retorno........................................................................................................... 06.

2.2 A Taxa Selic vigente................................................................................. 06.

2.3 A Taxa Real de Juros................................................................................. 07.

2.4 Avaliar o investimento em ações da empresa fictícia Companhia Água Doce........................................................................................................... 08.

3. Ações e Títulos............................................................................................................ 10.

3.1 Avaliações e Títulos.................................................................................. 11.

3.2 Calcular o Retorno esperado (Ks)............................................................. 12.

3.3 Exercício de Ação...................................................................................... 13.

3.4 Calcular a viabilidade................................................................................ 13.

4. Orçamento de capital com risco.................................................................................. 15.

4.1 Abordagem equivalente à certeza (AEC).................................................. 15.

4.2 Análise de sensibilidade………………………………………………… 16.

4.3 O CAPM no orçamento de capital............................................................. 16.

4.4 Técnicas de simulação …………………………………………………..17.

4.5 Ajustamento pela inflação………………………………………………. 17.

4.6 Metodologia de Cálculo do Custo de Capital no Brasil............................ 17.

Conclusão................................................................................................................................ 20.

Referências.............................................................................................................................. 21.

INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem por objetivo analisar os principais conceitos da Administração Financeira e Orçamentária, ponderando qual melhor investimento em projetos diferentes sempre visando os melhores resultados. Conhecer e avaliar a relação entre risco e retorno, considerando que quanto maior for o risco, maior será a expectativa do retorno sobre o investimento.

Estudaremos o que é uma Ação e um Título e a influência do fluxo de caixa do ativo e da taxa de crescimento do fluxo de caixa e risco. Com exercícios e exemplos de diferentes investimentos, resolveremos a análise de orçamento de capital e a partir do resultado encontrado selecionar o melhor projeto a ser investido, com o menor risco e melhor retorno.

1. PLANEJAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E A INTERFERÊNCIA DO TEMPO SOBRE A MOEDA

Há quem defina a administração financeira orçamentária como sendo a arte ou ciência de administrar fundos de investimentos com a finalidade de maximizar o valor da riqueza para todos os interessados da cadeia.

No Brasil, embora um número crescente de empresas já utilize a metodologia do Planejamento Estratégico, ainda há dúvidas sobre o que realmente este vem a ser e como deve ser formulado. A maior dúvida diz respeito a uma marcante tendência para a utilização dos termos “Planejamento Estratégico” e “Planejamento em Longo Prazo” como se fossem sinônimos.

A administração financeira e orçamentária pode ser encontrada em todos os setores funcionais de uma organização onde é possível analisar e ajustar gastos supérfluos por setor, neste caso é possível considerar isoladamente um departamento em questão e após o todo. Possui ainda as principais funções abaixo também de forma isolada e maximizada:

• Analisar, planejamento e controle financeiro;

• Tomada de decisões de investimentos;

• Tomada de decisões de financiamentos;

Para realizar as análises que demonstramos acima são utilizados alguns demonstrativos onde estarão descritos as realidades do processo:

• Demonstração do Resultado do Exercício

• Fluxo de Caixa

• Balanço Patrimonial

O fluxo de caixa é um dos principais demonstrativos financeiros por mostrar as entradas e saídas diárias que o setor ou o macro da empresa esta gerando.

Segundo Igor ANSOFF (1990), somente um número reduzido de empresas utiliza o verdadeiro Planejamento Estratégico. A grande maioria das organizações continua empregando as antiquadas técnicas do Planejamento em longo prazo, que se baseiam em extrapolação das situações passadas

Em cada modelo de negócio a abordagem da administração financeira pode ser diferente, isso dependerá dos objetivos e da amplitude de retorno que se deseja alcançar. Mesmo com esta diferença a administração destes dois pontos na empresa é de extrema importância para o bom funcionamento da mesma.

1.2 Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos: Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com