TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Financeira E Orçamentária

Ensaios: Adm Financeira E Orçamentária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

3. CONCEITO DE AVALIAÇÃO DE AÇÕES E TÍTULOS

3.1 Resumo: Avaliação de Títulos e de Ações

Avaliação de títulos

O valor de um ativo é igual ao valor presente de seus fluxos de caixa futuros. Essa regra pode ser aplicada a qualquer ativo financeiro, inclusive os títulos. O governo norte-americano, regularmente, toma empréstimos do mercado, emitindo títulos governamentais, para cobrir seu déficit público. As corporações emitem títulos para captar recursos necessários à expansão de suas operações. Desta maneira, o governo e as corporações que tomam empréstimos comprometem- se a pagar certa quantia de juros anuais, semestrais ou trimestrais, em dinheiro, aos portadores destes títulos. A quantia de juro a ser recebida é a taxa cupom, estabelecida em cada certificado do título. Outra informação encontrada no certificado do título inclui a data do vencimento, o valor de face e o número de vezes que o juro é pago a cada ano. A data de vencimento é a data que o emissor deve pagar ao investidor o valor de face do título, liquidando, assim, o débito. O valor de face de um título é o valor do título na data do seu vencimento. Quando estes dados estão disponíveis, o valor do título pode ser facilmente determinado, (observe que ambos os valores devem ser descontados pela taxa de mercado). Quando a taxa de juro de mercado cai, o juro recebido sobre títulos antigos é maior que o aplicado aos novos títulos devido às menores taxas de cupom. Portanto, os títulos antigos são vendidos a um preço (prêmio) maior.

Avaliação de Ações Preferenciais

Os acionistas preferenciais recebem um dividendo fixo das companhias emitentes a intervalos regulares. As ações preferenciais não tem data de resgate; portanto, os dividendos pagos por esta ação podem ser considerados uma perpetuidade. O valor da ação preferencial também pode ser determinado descontando o valor presente de seus dividendos em um período infinito de tempo.

Avaliação da Ação Ordinária

Os compradores da ação ordinária investem na propriedade da companhia emitente, isto é, tornam-se proprietários da companhia. Os dividendos das ações ordinárias não são garantidos. A politica de dividendos de cada companhia depende da lucratividade da empresa e da disponibilidade de fundos.

O preço da ação ordinária é determinado principalmente por três fatores: os dividendos anuais, o crescimento dos dividendos e a taxa de desconto. A taxa requerida de retorno é a taxa que irá descontar os dividendos futuros. Se a companhia tiver alto risco, os investidores preveem uma alta taxa requerida de retorno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com