Administração Eclesiástica e dê Referências Bíblicas
Por: lLucimar • 13/5/2025 • Trabalho acadêmico • 2.125 Palavras (9 Páginas) • 5 Visualizações
Instituto Teológico Quadrangular [pic 1]
Administração Eclesiástica
Autoatividade do capitulo 1
[pic 2][pic 3][pic 4]
Questões:
- Defina Administração Eclesiástica e dê referências bíblicas a respeito de administração.
Administração Eclesiástica é o estudo dos diversos assuntos ligados ao trabalho da Igreja como um todo no que tange a sua função administração geral da Igreja. Por tanto a Igreja é um, ORGANISMO e ORGANIZAÇÃO. É o povo de Deus se organizando nos aspectos: espiritual, social e econômico, para atender à missão para a qual Deus a constitui.
A Igreja apostólica, os lideres propuseram à “multidão dos discípulos” a instituição dos diáconos, para “servirem às mesas”, a fim de que os apóstolos tivessem tempo para se dedicarem “a oração e ao ministério da Palavra” (At 6.1-4). Outros exemples mencionados na Bíblia como a administração de José, do Egito, Salomão que recebeu do Senhor todas as orientações necessárias para a construção do primeiro templo e para a organização do seu reinado (2 Cr 3).
- Cite três princípios gerais de administração. Explique o princípio adotado pela IEQ.
Congregacional; Presbiterial e Episcopal. O modelo episcopal é o governo utilizado pela Igreja do Evangelho Quadrangular.
- Quais são os direitos previstos na Constituição Brasileira para as Organizações Religiosas no que diz respeito aos tributos?
As organizações religiosas quando cumprem os requisitos estabelecidos pela constituição gozam de imunidade tributária. Porém, é importante ficar claro que a isenção que atinge essas organizações se aplica tão somente a determinados tributos federais, estaduais e municipais.
- Como é estruturada a administração Quadrangular? Que órgãos compõem cada parte?
A administração da IEQ no Brasil está estruturada em três níveis hierárquicos: Administração Superior e Geral, Administração Intermediária e Administração de Base, que exercendo as suas atividades de forma integrada e harmônica, se expressa nos trabalhos de planejamento, coordenação, execução e controle, de forma subordinada.
- O que é Conselho Nacional de Diretores?
O Conselho Nacional de Diretores é órgão superior de unidade da Igreja Quadrangular, com funções legislativas, deliberativas e administrativas, nos limites do Estatuto e sua conduta se estriba nos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, sendo constituído por 13 membros: Presidente; 1º. Vice - Presidente; 2°. Vice – Presidente; 3°. Vice – Presidente; 4°. Vice – Presidente; 1º. Secretario; 2°. Secretário; 3°. Secretario; 4°. Secretario; 1°. Tesoureiro; 2°. Tesoureiro; 3°. Tesoureiro e 4° Tesoureiro.
Instituto Teológico Quadrangular [pic 5]
Administração Eclesiástica
Autoatividade do capítulo 2[pic 6][pic 7]
[pic 8]
Questões:
- Como se forma, na jurisdição da Igreja do Evangelho Quadrangular, a Igreja local?
Desde que se tenha um grupo de cristãos convertidos, batizados nas aguas por imersão, em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, adotando a Declaração de fé da instituição.
- Quais são os tipos de Igrejas locais na IEQ? Qual a diferença entre os tipos?
Igreja com Sede regional, que tem como seu pastor titular o superintendente regional; Igreja inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica são personalidades jurídicas ligadas diretamente à matriz; e Obras novas, durante esta fase de existência elas não tem CNPJ, sendo ligadas diretamente à Igreja Sede e chamadas também de congregação.
- Qual a diferença entre uma Região Eclesiástica e um Campo Missionário? Quem é o responsável de cada uma destas circunscrições eclesiásticas?
Campos Missionários são constituídos de 1 a 10 Igrejas ou obras novas sendo administrado pelo Diretor de Campo e as Regiões Eclesiásticas são constituídas por mais de 10 Igrejas ou obras novas e administrada pelo Superintendente Regional.
- Qual a diferença entre um Conselho Estadual e uma Supervisão Estadual? Quem é o responsável de cada uma destas circunscrições eclesiásticas?
Os conselhos e supervisões estaduais são órgãos internos de IEQ, possuindo personalidade jurídica às Igrejas locais que possuem CNPJ, estando vinculados diretamente à matriz e que devem cumprir todos os preceitos legais, tributários, e administrativos cabíveis.
- Quais são as Secretarias Gerais que compõem o Conselho Nacional de Diretores? Qual é a Secretaria responsável pela área administrativa nacional?
Secretaria Geral de Ação Social; Secretaria Geral de Educação e Cultura; Secretaria Geral de Missões; Secretaria Geral Comunicação; Secretaria Geral de Disciplina Eclesiástica; Secretaria Geral de Coordenação de Diáconos; Secretaria Nacional de Cidadania.
Instituto Teológico Quadrangular [pic 9]
Administração Eclesiástica
Auto atividade do capitulo 3[pic 10][pic 11]
[pic 12]
Questões:
- Por que a gestão da Igreja Local reveste-se de grande importância na Igreja do Evangelho Quadrangular.
Porque ali os lideres, obreiros e pastores, iniciam a careira ministerial e ali é onde se desenvolvem a maior parte das rotinas administrativas da instituição.
- Como podemos classificar os tipos de entradas e como elas são classificadas nos lançamentos financeiros da Igreja? Cite 4 tipos de documentos que servem para registar as entradas financeiras da Igreja Local.
São classificados basicamente em dois tipos: Dízimos e Ofertas, e são classificadas no lançamento financeiro como receitas. Relatório Estatístico e Financeiro de Culto, Relatório de Poupança e Recibo de Venda de Imóveis.
...