TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao

Exames: Administracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

O que é um sistema aberto, e como ele promove a dinâmica do dia-dia no ambiente das organizações?

Sistemas abertos são sistemas que apresentam uma intensa relação de intercâmbio com o ambiente. São inteiramente probabilístico e totalmente flexíveis, pois não é possível mapear todas as suas entradas e saídas.

É também um conjunto de partes interdependentes que processa insumos em saídas, Logo uma organização é um sistema aberto, administrado, projetado e operado para atingir determinado conjunto de objetivos. As organizações dependentes do ambiente e de recursos externos assim como os sistemas abertos. Essa dependência pode ocorrer em duas maneiras. Por um lado ela precisa dos recursos externos para conseguir os recursos humanos e materiais que vão garantir seu funcionamento. Por outro lado ela precisa do ambiente externo para comprar e vender seus produtos.

Desse modo, para a organização sobreviver ela precisa de ajustes como o ambiente externo. Os sistemas abertos em uma organização se divide em três partes: Imput (entrada), Output(saídas) e Feedback (retroalimentação).

Entradas ou insumos (inputs): sistema importa e recebe insumos do ambiente, como recursos, energia e informação.

Saídas ou resultados (outputs): as estradas são devidamente processadas e transformadas em resultados exportadas de novo ao ambiente na forma de produtos ou serviços.

Retroação (feedeback): é o efeito de retorno da saída sobre a entrada do sistema, no sentido regulá-la dentro de parâmetros.

Qual a Diferença entre: Eficácia, Eficiência e Efetividade?

Os conceitos de eficiência e eficácia são distintos, porém interligados, sendo assim, para algumas pessoas são considerados iguais. Segundo Carlos Henrique Sales, estes conceitos possuem significados completamente distintos, pois uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa e, em relação ao conceito da efetividade, pode-se considerar como a prática da junção dos dois conceitos.

Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.

Sendo assim, através deste conceito, temos que um administrador eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Assim sendo, pode-se produzir algo interessante ao mercado, mas, se a produção deste produto não for feita com eficiência, muitas vezes o resultado final não será apropriado.

Vamos citar como exemplo a pequena fábrica de confecções do Sr. Roberto (nome fictício) que recebeu uma encomenda de 80 camisetas vermelhas para um evento. Devido às pessoas que iriam usá-las terem tamanhos diferentes a malha que ele tinha em estoque não dava para confeccionar a quantidade que fora pedida. O Sr. Roberto então chamou a pessoa que fizera a encomenda, explicou que sua malha vermelha era insuficiente para fazer todas as camisetas. Porém, ele mostrou uma malha estampada muito bonita que poderia servir para fazer a frente das peças. Ele explicou como elas ficariam e isso agradou ao cliente.

O Sr. Roberto fez as camisetas, as entregou no prazo estipulado e ainda recebeu elogios por seu trabalho bem feito. Ele usou os recursos que tinha em mãos para fazer um produto de boa qualidade.

Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar um objetivo, acolhendo os melhores e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita e a Eficácia se refere ao resultado da mesma.

Como exemplo suponhamos que uma determinada empresa de produtos artesanais recebeu uma encomenda de 25 pares de brincos de capim dourado, sendo que o prazo de entrega dos mesmos seria de 30 dias. Porém, a empresa conseguiu entrega-los três dias antes. Isso significa que a nossa empresa fictícia foi eficaz.

A Efetividade diz respeito à capacidade de se promover os resultados pretendidos: a eficiência indica a competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços; e a eficácia, por sua vez, remete à capacidade de alcançar as metas definidas para uma ação ou experimento.

Um exemplo podemos citar o mesmo do Sr. Roberto, que conseguiu com pouco recurso cumprir sua meta e ao mesmo tempo promover seu produto e seu trabalho, o que obteve um resultado positivo do mesmo. O cliente aprovou seu produto e ainda elogiou sua criatividade. Ou seja, o que poderia ter acarretado em desastre para a empresa do Sr. Roberto se transformou em um exemplo de superação.

Em uma conclusão simples, eficácia é a capacidade de realizar objetivos, eficiência é utilizar produtivamente os recursos e efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado.

Como diretora de uma empresa, escolheria o efetivo, pois esta compete transformar uma situação visivelmente desfavorável em uma situação de sucesso. Um funcionário efetivo sempre arranjará uma forma de dar a volta por cima, ele faz o melhor com aquilo que tem. E com isso a empresa só tende a crescer e ser bem sucedida no mercado empresarial.

Defina Atitudes, Habilidades e Competências, diferenciando-as. Qual a relação entre elas?

Atitude é uma norma ou um procedimento que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito. As atitudes determinam a vida anímica de cada indivíduo, elas são patenteadas através das reações de uma pessoa. Este termo tem como principal aplicação o estudo da formação do caráter como indicação inata ou adquirida.

No meio empresarial, um executivo ou executiva com atitude,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com