TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao De Materiais

Exames: Administracao De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

Definição de Recurso

Os Recursos são fatores de produção, que são necessários em processos de produção. É tudo aquilo que gera ou tem capacidade de gerar riqueza. Os recursos administráveis são bem vastos normalmente estão presentes nas empresas cinco tipos de recursos, sendo eles: Materiais, patrimoniais, financeiros ou capitais, humanos e tecnológicos.

Recursos Materiais

Recursos materiais são itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações diárias, para construção de seu produto final. Esses materiais ou itens, podem ser classificados em matéria prima, produto em processo e produto acabado.

Fatores de produção

Fatores de produção são os elementos indispensáveis que a empresa utiliza no processo produtivo, ou seja, os bens ou serviços que possam ser transformados pelo processo produtivo em novos produtos.

Existem fatores de produção primários e secundários. Os primários correspondem aos fatores naturais que existem independentemente da ocorrência de processo produtivo anterior; e os fatores de produção secundários, derivam do processo produtivo realizado por alguma empresa.

Há uma divergência de opiniões entre os economistas quanto ao número de fatores, embora todos concordem com sua a existência. Os autores mais tradicionais os classificam em três, que são: "terra", o "trabalho" e o "capital". Atualmente, costuma-se incluir mais dois fatores: organização empresarial e o conjunto ciência/técnica (pesquisa). Há ainda os que consideram cada insumo, um tipo particular de fator de produção.

1. Terra (natureza)

O planeta em que habitamos denominado de "Terra" constitui o primeiro fator de produção. A terra tem condições de nos oferecer os gêneros alimentícios e a matéria-prima necessária para a produção de novos bens econômicos.

A natureza é generosa, pois encontramos na terra (natureza) muitas coisas imediatamente aproveitadas como: peixes, animais comestíveis, frutas, água etc. Além dos mares e os rios com suas quedas d'água, recursos estes que são aproveitados para melhoraria de nossa existência.

2. Trabalho

Para que os bens ou serviços possam ser transformados em produtos, é essencial que exista alguém para realizar este processo. Até mesmo as coisas que a natureza nos oferece prontas, como os animais, peixes, frutas etc., exige algum esforço, como: caça, pesca e colheita. O homem é o agente da produção e o seu trabalho representa o segundo fator de produção.

3. Capital

A máquina industrial e os animais colocados a serviço do homem representam o terceiro fator de produção, que é o "capital".

São considerados como capital, os bens que não se destinam à imediata satisfação do ser humano, mas que têm a função de facilitar a produção de utilidades econômicas.

O capital no ponto de vista econômico é representado pelas matérias primas, usinas, máquinas, ferramentas, edifícios industriais etc. O dinheiro ou o crédito, também é considerado capital, somente do ponto de vista comercial ou financeiro, representando a fonte do financiamento para a compra dos bens de produção: bens duráveis e transitórios (insumos).

4. Empresa

É o fator integrador capaz de aglutinar a natureza, o capital e o trabalho em um conjunto harmonioso que permite que o resultado alcançado seja muito maior do que a soma dos fatores aplicados no negócio. A empresa constitui o sistema que aglutina e coordena todos os fatores de produção envolvidos, fazendo com que o resultado do conjunto supere o resultado que teria cada fator isoladamente. Isto significa que a empresa tem um efeito multiplicador, capaz de proporcionar um ganho adicional, que é o lucro. Mas adiante, ao falarmos de sistemas, teremos a oportunidade de conceituar esse efeito multiplicador, também denominado efeito sinergístico ou sinergia.

Bens Patrimoniais

Podem ser entendidos como as instalações, os prédios, terrenos equipamentos e veículos da empresa. Os bens de uma empresa podem ser também classificados como tangíveis e intangíveis. Os tangíveis são os que podem ser tocados (edifício, maquina, veículos...), os intangíveis são aqueles que não podem ser tocados como a marca da empresa, o logotipo, site da empresa.

Exemplos de bens patrimoniais:

− Prédios e Instalações, galpões,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com