TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrador E Empreendedor

Dissertações: Administrador E Empreendedor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações. Ele é uma pessoa que tem coragem para ousar.

É importante destacar que há diferenças significativas entre a figura do empreendedor e a do administrador. São diferenças importantes para que se possa compreender o papel de cada um deles e sua importância para o desenvolvimento de nação.

Para este autor, os administradores, mesmo os de sucesso, em geral, apresentam características como pessoalidade, bom uso do relacionamento interpessoal, com foco nas organizações e ações conjuntas, além da utilização da estrutura hierárquica.

Empreendedores de sucesso, por outro lado, são visionários, sabem tomar decisões, fazem a diferença sabendo explorar ao máximo as oportunidades. Eles são determinados, dinâmicos, dedicados, otimistas e apaixonados pelo que fazem. São independentes e proativos, consequentemente, ricos, com muita capacidade de planejamento, liderança e organização. São bem relacionados, possuem conhecimento, assumem risco calculado, além de criar valor para a sociedade.

É claro que uma coisa não necessariamente exclui a outra. Mesmo que não seja preciso ser alguém com formação em administração para ser empreendedor, os conhecimentos resultantes dela podem ser de fundamental importância para o sucesso de um empreendimento, qualquer que seja. Analisemos pela visão de outros autores as características de empreendedores e administradores mesmo que o fato de alguém ser administrador não o impeça de ser empreendedor e vice-versa.

Para entender sobre o conceito de administrador é preciso captar primeiro a ideia que o fez surgir: administração. Segundo Chiavenato (1997, p. 7), “a tarefa básica da administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas. Seja nas indústrias, no comércio, nas organizações de serviços públicos, nos hospitais, nas universidades, nas instituições militares ou em qualquer outra forma de empreendimento humano, a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns depende principalmente da capacidade daqueles que exercem função administrativa.

Considera-se o planejamento com visão de futuro um dos principais diferenciais entre o empreendedor e o administrador. Porém, se planejar é uma das funções básicas do administrador, apontadas na abordagem clássica, Dornelas (2001, p. 37) considera isso um paradoxo pois, “o empreendedor estaria sendo um administrador completo, que incorpora as várias abordagens existentes sem se restringir a apenas uma delas e interage com seu ambiente para tomar as melhores decisões”.

Depois de tal raciocínio pode-se claramente ver que o administrador necessita de habilidade para gerenciar pessoas para que estas possam fazer o melhor uso possível de suas competências e também dos recursos materiais que a organização lhes oferece para o seu processo produtivo.

É claro que a maioria dos empreendedores, consequentemente, acaba se tornando administradores, já que irão ter que gerir seus negócios. No entanto nem todo administrador possui características de empreendedor, ou pelo menos, não tão acentuadas quanto às de um empreendedor nato. Por esse ponto de vista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com