TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença Entre Administrador E Empreendedor

Dissertações: Diferença Entre Administrador E Empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Dornelas (2001), “as diferenças entre os domínios empreendedores e administradores podem ser comparadas em cinco dimensões distintas de negócio: orientação estratégia, análise das oportunidades, comprometimento dos recursos, controle dos recursos e estrutura gerencial”.

Ouvimos muitos dizerem que “administrar é uma arte e empreender é transformar ideias em oportunidades”, mas em nosso ponto de vista esse conceito é pouco para definir dois profissionais tão importantes na organização dos negócios.

A palavra administração pode se definir em: o ato de trabalhar com e através de pessoas para planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos que temos para conseguir chegar a um objetivo dentro da organização.

Todos nós bem ou mal, somos administradores, pois a partir do momento em que recebemos nosso dinheiro, pagamos nossas contas e alcançamos objetivos, temos o mínimo do conceito básico de administração, conceitos que nem todos praticam, mas acreditamos que todos entendam.

Não podemos de maneira alguma confundir o fato de administramos nossas vidas com o de ser um profissional da Administração que analisa e resolve situações problemáticas variadas e complexas, pois sabe como pensar, avaliar e lidar em termos abstratos, estratégicos, conceituais e teóricos.

Já para o empreendedorismo existem inúmeros conceitos um deles de autoria do consultor José Carlos Teixeira, onde diz: “Empreendedorismo é ousar, transformar, descobrir novas vidas em cima de produtos que já existem. É sonhar para frente, dar função e vida a produtos que já existem. Enfim, empreendedorismo é provocar o futuro, reunir experiências e ousadias, ir além do tradicional”. Outros conceitos como inovação e criar coisas novas definem o empreendedorismo, entretanto não se restringe apenas a isso.

O empreendedor de sucesso é aquele que não se cansa de observar, procura novas oportunidades em todo e qualquer lugar, é ousado, arrisca e o mais importante: sabe arriscar, fazendo de modo calculado para não colocar tudo a perder.

A administração e o empreendedorismo têm um papel de destaque na sociedade e não podem ser tratados como temas distintos, pois um complementa o outro e os dois são tomadores de decisões.

Concluímos então que um administrador que não possui características de empreendedor provavelmente não será um profissional de sucesso, da mesma forma que um empreendedor não será capaz de sucesso absoluto se ao montar o seu negocio não usar dos conceitos básicos da administração. O ideal mesmo é unir as características de administrador com as de empreendedor deste modo formará uma mistura e com certeza um profissional de sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com