TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrador e Empreendedor: diferenças observadas

Seminário: Administrador e Empreendedor: diferenças observadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Seminário  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Administrador e empreendedor: os diferenciais observados

Ao considerar as análises realizadas por MIntzberg, Katter e Stuwart os quais desenvolvem uma abordagem processual do trabalho de gerenciamento, observa-se que existem muitos aspectos comuns entre o empreendedor e o administrador, no entanto pode-se perceber também diferenças consideráveis pois os empreendedores são mais visionários que os gerentes.

Destaca-se de característica empreendedora a preocupação com os aspectos estratégicos ao passo que os administradores preocupam-se mais em tomar decisões do dia a dia dos negócios.

As diferenças observadas entre os domínios do empreendedor e do administrativo podem ser comparadas em cinco dimensões distintas de negócios: orientação estratégica, analise de oportunidades, comprometimento dos recursos, estrutura gerencial.

Filian (1997) observa ainda que “o gerente é voltado para a organização de recursos enquanto o empreendedor é voltado para definição contextos”

Torna-se interessante salientar que o empreendedor de sucesso possui como característica singular o fato de conhecer em profundidade o negócio no qual atua, o que requer tempo e experiência.

Destaca-se, igualmente como fator de diferença o empreendedor bem sucedido do administrador, o constante planejamento a partir de uma visão de futuro, o que constitui o paradoxo a ser analisado, uma vez que a ação planejadora é também considerada como função básica do exercício administrativo, assim considerado por Fayal, no início do século XX, teoria essa reformulada e complementada por respeitáveis autores em tempos que surgiram.

Hampton(1991), ao analisar o papel do administrador, afirma que esses diferem em dois aspectos: o nível que eles ocupam na hierarquia, o que define como processos administrativos são alcançados, e o conhecimento que esses detêm, segundo o qual são funcionais a gerais.

Em se tratando do perfil traçado para o empreendedor, salientam-se o fato de que esses são sedentos de saber e aprendem continuamente, pois sabem que quando maior o domínio sobre o ramo de negócios, maior é ao sua chance de êxito.

Além disso, empreendedores sabem construir uma rede de contatos que auxiliam no ambiente externo da empresa, assim como apresentam excelentes condições de planejamento, assumem riscos calculados e criam valores para a sociedade.

Assim, acredita-se que o empreendedor reúne as habilidades do administrador, entretendo seus comportamentos são montados pela experiência, pelo conhecimento e sobretudo pela capacidade de prever os resultados o que amplia e aperfeiçoa o seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com