TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administralões De Materias De Logistica

Pesquisas Acadêmicas: Administralões De Materias De Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 7

3ª Etapa - Aula-tema: Administração Patrimonial - Instalações Uma pesquisa foi realizada com as empresas abaixo, visando conhecer os diferentes sistemas logísticos e seu funcionamento.

Empresa 1 – Mars Brasil

a) Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente.

R: Todo período é feito reuniões entre o Time de Vendas, Comercial, Manufatura e PPCP onde é acertado um plano de produção baseado em estimativa de vendas anteriores e vendas futuras para determinar o volume a ser produzido dentro do período, depois desta reunião temos nosso time de vendas onde cada vendedor e responsável por determinado cliente onde temos que agir em cima do volume que foi planejado, eles efetuam a venda para seu cliente seja via fone , e-mail e ou pessoalmente e gerar no sistema uma ordem de venda com a s quantidades e valores acordados entre vendedor e cliente , feito isso essa ordem de venda fica visível em nosso sistema , ai temos nosso time de Customer Service que são responsáveis em verificar aquela ordem de venda, verificar se temos estoque para aquela ordem de venda ai sim gerar o que chamamos de Delivery , que é o documento que aparece para a equipe de Logística, com a Delivery no sistema, vai para o setor de programação de cargas que trabalha com todas as Deliverys geradas que chamamos de Carteira, nesta carteira são varias Deliverys para todas as regiões do Brasil onde cabe ao programador de

carga fazer a roterização das regiões e clientes , depois disso ele gera as programações de carregamento de envia para a Expedição dar seguimento ao carregamento com destino aos clientes.

b) Como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria prima.

R:Toda compra é realizada em cima do que foi acordado na reunião de período nem sempre o que foi acordado nesta reunião acontece pode ser que tenhamos uma venda acima ou abaixo do planejado .É passado para o time de compras o volume a ser produzido cada comprador trabalhando com um determinado fornecedor e tipo de material a ser comprado, buscando sempre trabalhar com um estoque bem enxuto, comprando somente o que vai ser produzido, evitando estoques altos que resultam em dinheiro parado para a empresa.Temos algumas situações onde o comprador consegue comprar um volume maior do que o planejado conseguindo com o fornecedor um preço baixo que justifique para a empresa o aumento de estoque de determinado produto, tudo é gerado no sistema e fica visível através do que chamamos de Ordem de Compra.

c) Como são classificados e armazenados na empresa, os suprimentos, insumos e matéria prima.

R: Maquinas, equipamentos e peças são classificados com bens ativos e são armazenados em um almoxarifado somente para este tipo de produto.

Matéria prima e embalagem são classificadas como “compra para consumo”, e são armazenados em depósitos

separados por seguimentos, hoje temos na empresa duas fabricas no mesmo prédio que são chamamos de Snacks e Food , cada seguimento utiliza um determinado tipo de matéria prima e embalagem, que são armazenados em depósitos separados respeitando suas características.

Para Snack utilizamos um depósito com temperatura controlada por se tratar de matéria prima que não pode ser armazenada em temperatura muito elevada, em alguns casos utilizamos containers refrigerados para produtos específicos.

Para food, armazenamos em depósitos comuns com temperatura ambiente , e também temos containers refrigerados pois temos produtos que tem que ficar com temperatura bem baixa.

Todos os depósitos são constituídos por estantes e racks onde todos os produtos são acondicionados em pallets , por se tratar de produtos para consumo humano nada é estocado no chão.

Empresa 2 – Panasonic do Brasil

a) Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente.

R: Hoje a empresa recebe o pedido do cliente via Sistema, o mesmo é processado automaticamente, emitido Nota fiscal já com a transportadora correta á utilizar, vai para o processo de separação do produto, em seguida é despachado e acompanhado via sistema até a chegada do produto ao cliente final.

b) Como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria prima.

R: A compra dos suprimentos também é feita via sistema, entre as fábricas de outras

localidades,no caso de outros países, o fornecedor recebe o pedido, processa da mesma forma , pois agora nós somos os clientes, recebemos todas as informações antes mesmo da peça chegar no estoque.

c) Como são classificados e armazenados na empresa, os suprimentos, insumos e matéria prima.

R: Os produtos e matérias primas são armazenados de acordo com suas características e condições de temperatura, existem produtos ou matérias primas que devem ser armazenadas em salas separadas com ambiente bastante frio.

Empresa 3 -BASF

a) Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente.

R: Recebimento/ Processo:

O Porteiro recebe a NF e verifica se está correta. A NF é repassada ao Analista de Controle de Estoques (ACE) do Recebimento para ser feita a conferência dos dados contidos na NF com os dados do pedido no SAP. Se houver divergência, o ACE informa ao departamento de compras através de e-mail para que o mesmo resolva a divergência. Se não houver divergência ou se a mesma já estiver resolvida o Porteiro que, de acordo com a ordem de chegada, efetua a pesagem do caminhão e encaminha ao Almoxarifado Após descarregar o veículo o OMM faz o processo de conferência e rotulagem dos insumos recebidos.

b) Como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria prima.

R:O comprador recebe a Requisição de Compras, verifica no sistema se o insumo está ativo e quais são os fornecedores

homologados para o seu fornecimento. Então, cria o Pedido de Compras no sistema SAP.

Para os pedidos com valores acima de EUR$ 50.000,00 (ou equivalente) o comprador deve realizar no mínimo 03 cotações com fornecedores homologados e registrar no sistema SAP.

c) Como são classificados e armazenados na empresa, os suprimentos, insumos e matéria prima.

R: Se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com