TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao

Dissertações: Administraçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  1.469 Visualizações

Página 1 de 3

“A vingança de Fred” e “Tempos modernos, mas nem tanto”.

Autor: Claudio de Moura Castro

1- Ideia central do artigo

A importância desenvolvida por Frederick Taylor é o que estar sendo mais sucedido de todos os tempos, apesar de não ser novo, ele acabou extrapolando o mundo das empresas em todos os aspectos da vida do século XX sendo empregado pelas empresas atualmente.

No inicio dos tempos modernos o trabalhou transformou-se em empregos, onde os empregados passaram a ser remunerados, surgindo assim uma nova cultura com novos métodos e deixando as condições de trabalho totalmente perigosas, e dando facilidade para a criminalidade e escravização.

2-Considerações Pessoais sobre o artigo

2.1- Gerência Científica: Taylor propôs uma criação de uma Ciência da Administração, observando o que poderia ocorrer no “chão da fábrica”, ele viu também que era possível aplicar esse conhecimento ao trabalho, é possível também aperfeiçoar a uma produção descobrindo e prescrevendo uma maneira mais certa e possível de fazer as coisas, para atingir o máximo em uma eficiência.

2.2- Participação do Trabalhador: No centro da ideia Taylorista, sempre há uma enfática que foi proposta na participação de um trabalhador, mas também participação no resultado e não na formulação dos processos ou decisões que pudesse levar a melhores resultados. Vivemos com muitos protestos e greves e também temos uma visão do empregado que ele e apenas um objeto engolido pelo poder do capital e essa sociedade explora demais para alimentar todo o conforto e diversão da classe que mais possuem.

2.3- A empresa inteligente: Com todo o seu charme esse rótulo pode continuar sendo em larga medida com um ícone retorico, bom para inspirar livros e seminários, mas sem correspondência no mundo real, não por rejeição a ideia em si, mas pela absoluta falta de mecanismo prática para programar.

2.4- Função do gerente diferente da função do trabalhador: Frederick Taylor ele era ambivalente com relação aos papeis das pessoas, e a parte do fascínio e da natureza polêmica de suas ideias. Ele via a função do gerente como claramente e separada de uma função do trabalhador, o trabalhador faz, e o gerente pensa e planeja. O manager descobre a especifica “the one best way”, que o trabalhador só executa.

3- Pontos de vista do artigo.

A ideia de Taylor era enfatizar que o trabalhador não precisava pensar, ele somente deveria executar o seu trabalho, em contrapartida com o seu modelo de gestão participativa, onde os gerentes e empregados contribuem com suas ideias moderas e burocráticas. Funcionário que só obedecem passivamente não são mais o bastante para a empresa moderna, de fato precisa de outro tipo de gerente.

Apesar das empresas buscarem por um modelo de gestão participativa, na pratica eles continuam com o modelo de Taylor, a inteligência continua separada de uma execução, que a verdadeira liderança e a capacidade que os gestores têm de fazer com seus subordinados se sintam felizes e implementando as decisões que seus gerentes tomam sozinhos.

4-Visão Pessoal

4.1-Ideia Central: Taylor viu que era possível aplicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com