TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao pública

Tese: Administraçao pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 7

1 - Crie sua própria definição para “administração pública” à

luz do texto acima.

Administração Pública tem como principal objetivo o interesse público, seguindo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. É administrar os interesses da coletividade assegurando lhe a satisfação das necessidades, tais como a segurança, a cultura, a saúde e o bem estar das populações. Sob o aspecto operacional, administração pública é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico dos serviços próprios do Estado, em benefício da coletividade. Porém, a administração pública que conhecemos e temos em nosso País, Estados e Municípios é maniqueísta (oportunista), patrimonialista ( favoritismo), cheia de astúcia; exercida por saqueadores de bens alheios que castram a sociedade submetendo-a à servidão sem nenhum benefício. São usurpadores que concentram o poder e a riqueza nas mãos de poucos, aumentando a desigualdade social e a miséria. São criminosos ou cúmplices que dilapidam os recursos naturais, praticam nepotismo e corrupção sem punição alguma. E sequer têm noção do que seja administrar, que dirá princípios.

2 - Pesquise definições para política e técnica.

Técnica é o procedimento que tem como objetivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra atividade. Estes procedimentos não excluem a criatividade e a improvisação como fatores importante da técnica. A técnica não é privativa do homem, mas de todo ser vivo e responde a uma necessidade de sobrevivência. No ser humano, a técnica surge de sua relação com o meio e se caracteriza por ser consciente, reflexiva, inventiva e fundamentalmente individual. O indivíduo a aprende e a faz progredir. Só os humanos são capazes de construir, com a imaginação, algo que logo podem concretizar na realidade e responde ao interesse e à vontade do homem de transformar seu ambiente, buscando novas e melhores formas de satisfazer suas necessidades ou desejos.

A palavra política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna - política financeira, política educacional, política social) ou aos negócios externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância. A política é objeto de estudo da ciência política e da ciência social ( ciência moral da sociedade civil). Política "consiste nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem", segundo Hobbes ou "o conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados", para Russel ou "a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo", que é a noção dada por Nicolau Maquiavel, em O Príncipe.

3 - Busque acepções das seguintes palavras do Capítulo: maniqueísmo, sinecura, pilhagem, chicanice, eunuco, patrimonialismo, tecnoburocracia ou tecnocracia.

O maniqueísmo é uma forma religiosa de pensar; não como religião autônoma, mas enquanto comandos camuflados que influenciam os discursos do cotidiano, inclusive as religiões formais e seitas. Adjetivo para toda doutrina fundada nos dois princípios opostos do Bem e do Mal. O modo de pensar maniqueísta é oportunista em todos os espaços humanos. A história alerta que, até pessoas sofisticadas intelectualmente e nações cientificamente avançadas, como EUA, Alemanha, Israel, foram levadas pela onda histérica maniqueísta. Na ação maniqueísta "vale tudo", até mesmo a violência extrema. A guerra e a tortura são os principais meios do maniqueísmo. A atitude cética parece ser o melhor remédio contra o maniqueísmo. O cético suspende o juízo, não toma partido, não se rende ao simplismo de encurralar o pensamento entre as paredes do Bem e do Mal, do certo e errado. Suspender o juízo não quer dizer inação; significa elaborar um melhor pensamento para além da solução dualista, ou seja, um agir com sabedoria. A educação e a cultura têm uma grande tarefa pela frente para prevenir o maniqueísmo.

Sinecura – é um tipo de emprego ou função, quase sempre em cargo público, e que praticamente não requer responsabilidade, trabalho ou serviço ativo. Emprego rendoso que não obriga a qualquer trabalho produtivo ou de benefícios sociais. Atividade que dispensa cuidados. Quem pode ter direito a sinecuras por conta e ordem do dinheiro público? Numa sociedade séria e organizada, ninguém. Numa sociedade de usurpadores, onde o grupo dominante é o governante, os apadrinhados do governo alcançarão tal privilégio; Daí, muitas vezes é preferível ser amigo do rei a ser o próprio rei. Historicamente, as sinecuras servem como instrumento de poder dos governantes, que as concedem em troca de favores políticos. Neste sentido, vincula-se também à prática do nepotismo.

A pilhagem, também chamada de saque, é o furto ou roubo indiscriminado de bens alheios. A Nação infelizmente parece estar sendo progressivamente destruída por maus brasileiros. Alguns atribuem a responsabilidade a variáveis exógenas, porém a culpa maior é nossa. Se nossas riquezas estão sendo entregues aos alienígenas, quem é que as concede? Quando há um suborno configura-se a corrupção exercida por um agente ativo e outro passivo. Quando flagramos, com nojo e asco, nossos recursos naturais sendo dilapidados a preço vil ou até por doação a estrangeiros, o maior criminoso é o “brasileiro” que cometeu o crime de lesa pátria. Quando denunciamos a entrega criminosa de parte considerável do nosso território, vemos, com tristeza, a ação nefasta de autoridades públicas que deveriam ter como principal missão a sua proteção e não sua entrega. E tudo isto é feito sem que ninguém seja punido. As denúncias vão sendo divulgadas e o roubo continua. A mídia amestrada olha para outro lado e finge que ignora. Autoridades públicas não apenas prevaricam, quando se omitem, como são até cúmplices. Exemplos flagrantes e graves: As questões dos leilões públicos do petróleo, incluindo aí a área do pré-sal, a demarcação de terras indígenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com