TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Trabalho Escolar: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 3

RESPOSTA DO QUESTIONÁRIO DO CAPITULO 4

1. DEFINA: PRODUTO, INSUMOS E FUNÇÃO DE PRODUÇÃO

R: Produto é o resultado do processo de transformação dos fatores adquiridos pela firma par criar bens e serviços a serem vendidos no mercado. Os insumos são os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), capital, terra, utilizados neste processo, segundo uma dada tecnologia expressa pela função de produção.

2. EXPLIQUE O SIGNIFICADO DA LEI DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES.

R: A Lei dos Rendimentos Decrescentes diz que, a elevação da utilização do insumo variável, mantendo constante a quantidade do insumo fixo, gera acréscimos cada vez menores na produção, chegando, depois de determinado acréscimo do fator variável, a um produto máximo e depois decrescendo.

3. DEFINA PRODUTO TOTAL, PRODUTO MARGINAL E PRODUTO MÉDIO. MOSTRE AS PRINCIPAIS RELAÇÕES ENTRE ESSES CONCEITOS.

R=

1) Produto Total: É a quantidade do produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.

2) Produto Marginal: É a relação entre as variações do produto total e as variações da quantidade utilizada do fator variável em questão.

3) Produto Médio: É o resultado do quociente da quantidade produzida pela quantidade utilizada desse fator.

A relação entre os conceitos é dada por: Produto Total = Pmen X N, Pmgn = , além disso, sabemos que se o Produto Médio for crescente, o Produto marginal também será crescente.

4 - EXPLIQUE POR QUE A A MAXIMIZAÇÃO DOS LUCROS OCORRE NO PONTO EM QUE A RECEITA MARGINAL SE IGUALA AO CUSTO MARGINAL.

Se a empresa tem o custo marginal acima da receita, a tendência é que seus lucros marginais cheguem a zerar, fazendo com que o empresário diminua a produção, pois cada unidade adicional que deixa ser fabricada aumenta seus lucros.

O monopólio bilateral é um mercado onde coexistem o monopólio da oferta e da demanda, e onde tanto o vendedor quanto o comprador podem influenciar diretamente os preços

3. CONFRONTE O MONOPÓLIO COM O OLIGOPÓLIO. MOSTRE AS CARACTERÍSTICAS DE CADA ESTRUTURA DE MERCADO E O MODO COMO O PREÇO É FIXADO EM CADA UMA DELAS.

R=

No monopólio temos somente um produtor, que domina toda a oferta do produto e, portanto, depara-se com toda a demanda de mercado. Na maximização de lucros, a regra do monopolista é simplesmente igualar RMg = CMg, lembrando que, ao deparar-se com a demanda do mercado, que é negativamente inclinada, esta regra será diferente de P=CMg do caso de concorrência.

No caso de oligopólio, temos um número pequeno de firmas, de modo que cada uma delas tem algum poder de monopólio.

5. MOSTRE AS DIFERENCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com