TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Monografias: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 6

DESAFIO:

Empresas utilizadas:

www.emtu.sp.gov.br/institucional/pdf/balanco2009.pdf

www.caixa.gov.br/acaixa/relatorios/demonstrativo.asp

a) O Balanço Patrimonial das cinco empresas está estruturado de acordo com o estudo visto na disciplina de Teoria da Contabilidade, pela Lei 11.638/07 e Lei 11.941/09? Elabore um texto identificando quais as principais divergências ou convergências dos demonstrativos apresentados. Qual o parecer dos auditores independentes em relação aos demonstrativos? Teve ressalva? Sem ressalva? Comente.

Todas as decisões empresariais requerem a assistência técnica de um especialista. A orientação para investir, para que a prosperidade seja conseguida é, sem dúvida, a principal e mais significativa função do Contador posto que este é o cientista dos empreendimentos. Porém, este profissional não consegue emitir opinião válida sem que a mesma deflua de um estudo das informações contábeis.

Analisando, a estrutura de capitais podem perceber que as empresas tem um alto grau de endividamento, trabalhando bastante com capital de terceiros. Na liquidez, verificamos que a situação é suficiente para honrar suas obrigações, mas requer atenção para aumentar esta folga. Com relação a rentabilidade, podemos verificar que as empresas possuem rentabilidades diferentes, umas maiores e outras menores, sabemos que quanto maior melhor, mas não podemos afirmar se é uma boa rentabilidade ou não. Só podemos fazer isso, se possuem uma média do setor.

Os indicadores de previsão de falência utilizados em nosso caso prático, não conseguiram satisfatoriamente prever a insolvência de uma das empresas analisadas, pois em alguns desses índices, não apresentou o menor sinal de insolvência.

Concluiu-se, portanto que, com a aplicação das técnicas mencionadas, aliada a interpretação adequada com a realidade da empresa, o analista fará um trabalho que auxiliará os gestores nos processo de tomada de decisão.

Balanço Social visa dar informações relativas ao desempenho econômico e social da empresa para a sociedade em geral, tais como: quantidade de funcionários (entrando e saindo), gastos com treinamento, benefícios sociais espontâneos etc. O principal item do Balanço Social é o Valor Adicionado.

Com a Lei 11.638/07, a Demonstração do Valor Agregado passa a ser obrigatória para as Companhias Abertas.

b) Analise as DFC’s publicadas e identifique se sua estrutura de apresentação está de acordo com a proposta da Lei 11.638/07, estudada no PLT da disciplina. Existe alguma divergência ou convergência nas DFC’s? Estão publicadas pelo método direto ou indireto?

O resultado dos testes uniu variado, não apresentaram representatividade estatística, porém, os testes multivariados apresentaram eficiência estatística para o modelo, com convergência de 81%. Identificou-se que os fatores preditivos mais significativos para as companhias. A relevância do estudo está na identificação dos fatores comuns a empresas que listam suas ações e com isso contribuir para a melhoria no processo decisório das empresas.

c) Analise o texto do “Relatório da Administração”, verifique qual foi o critério de avaliação dos: Estoques, Imobilizados, Empréstimos bancários (se for o caso).

No relatório da administração da EMTU encontramos:

Estoques: Os estoques estão demonstrados ao custo médio de aquisição, que não excedem o valor de mercado.

Imobilizado: Demonstrado pelo custo de aquisição, custos com implantação do Corredor ABD e do Corredor Metropolitano Noroeste – RMC. As depreciações e amortizações são calculadas pelo método linear

Empréstimos bancários: não consta

Já no relatório da administração da CAIXA encontramos:

Estoques: não consta

Imobilizado: Demonstrado ao custo de aquisição sendo que as depreciações são calculadas pelo método linear, com base em taxas anuais que contemplam a vida útil econômico dos bens.

Empréstimos bancários: não consta

d) Ainda no “Relatório da Administração” das cinco empresas, verifique se ambas atendem às principais informações neste item.

Na EMTU podemos encontrar: dados estatísticos diversos; indicadores de produtividade; a empresa no contexto socioeconômico; políticas diversas: recursos humanos, exportação etc.; dados do orçamento de capital; projetos de expansão. Não encontramos: desenvolvimento tecnológico; desempenho em relação aos concorrentes.

Na CAIXA podemos encontrar: dados estatísticos diversos; indicadores de produtividade; a empresa no contexto socioeconômico; políticas diversas: recursos humanos, exportação etc. dados do orçamento de capital; projetos de expansão; desenvolvimento tecnológico. Não encontramos: desempenho em relação aos concorrentes.

e) Segundo o parecer dos auditores, todos os demonstrativos observam os Princípios Fundamentais de Contabilidade e das Normas Brasileiras de Contabilidade? Descreva.

Os Princípios Fundamentais de Contabilidade são os preceitos resultantes do desenvolvimento da aplicação prática dos princípios técnicos emanados da Contabilidade, de uso predominante no meio em que se aplicam, proporcionando interpretação uniforme das demonstrações financeiras. Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilita a adequada interpretação entre empresas do mesmo setor.

As Normas Brasileiras de Contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com