TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Casos: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

GESTÃO DE COMPRAS, LICITAÇÕES E CONTRATO

ATIVIDADE 3.2

1. Leia o texto abaixo e descreva a importância da função do gestor de uma empresa contratada pela Administração Pública para atender uma demanda pública (mínimo de 10 linhas).

A Gestão de Contratos Administrativos está genericamente disciplinada no art. 54 da Lei de Licitações e Contratos Administrativos, da Lei nº. 8.666. Tratando-se de procedimento instituído com escopo de garantir, por intermédio da atuação do fiscal de contratos, a eficiência da contratação pública, o que produz benefícios e economia à Administração Pública.

O gestor de uma empresa contratada pela Administração Publica para executar determinado serviço deve ter a preocupação de honrar todos os itens previstos no contrato administrativo firmado com aquele órgão. Uma vez que o contrato administrativo é norteado por dois princípios: Principio da lei entre as partes – que impede a alteração do que as partes convencionaram; e o Principio da observância do pactuado – que obriga as partes a cumprirem fielmente o que ajustaram e prometeram reciprocamente. E acima de tudo deve haver transparência em todos os atos, pois trata-se de dinheiro público.

GESTÃO DE PESSOAS

ATIVIDADE 2.1

Pesquise mais sobre recrutamento e seleção.

1 – Qual a sua importância para a empresa?

Para fazer diferença no mundo atual as empresas estão em busca de melhores resultados, produtos com maior qualidade e com alto valor agregado, inovação, qualidade no atendimento ao cliente, cumprimento dos prazos, melhores preços, entre outras variáveis. Em virtude dessas variáveis listadas acima, o capital humano tem um papel fundamental dentro das organizações. As empresas estão cada vez mais investindo em pessoas, pois estão descobrindo que não são feitas somente de equipamentos. Com isto o ser humano está sendo cada vez mais valorizado, tendo reconhecimento também por seu potencial emocional e intelectual. Tempos atrás apenas o conhecimento técnico era necessário para ser contratado. Hoje este paradigma vem mudando, pois a organização precisa mais do que um profissional qualificado tecnicamente, precisa de pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento. Para o preenchimento de vagas de emprego hoje, além da exigência de competência técnica dos candidatos, busca-se pessoas com habilidades e atitudes muito específicas às necessidades da empresa. É imprescindível que cada candidato saiba trabalhar em grupo, tenha espírito de liderança, carisma, comunicabilidade e equilíbrio emocional para um bom desempenho profissional. O recrutamento e a seleção têm influência direta nos resultados de uma empresa. As etapas desse processo contemplam o planejamento das necessidades de pessoal, recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores capacitados, colocando-os em locais produtivos e recompensando-os pelo desempenho. Os objetivos organizacionais podem ser atingidos somente com, e através das pessoas, por isso a importância da condução do processo de seleção, que visa escolher a pessoa mais adequada aos requisitos da vaga. Sendo assim, torna-se essencial saber atrair e reter as pessoas que tenham condições para satisfazer as demandas organizacionais. Um processo seletivo planejado evita desperdício de tempo, dinheiro e recursos.

2 – Por que as empresas estão cada vez mais utilizando essas atividades de empresas especializadas no assunto?

A tendência atual das empresas é a terceirização de uma série de serviços e um deles é o recrutamento e seleção de pessoal. No âmbito empresarial, uma das maiores preocupações é em relação aos custos fixos e, entre esses, o custo da mão de obra. Por isso, atividades julgadas "periféricas" ao negócio estão sendo terceirizadas, evitando-se com isso o custo de pessoal nessas atividades. Portanto apesar da concorrência é um mercado estável e com tendência de continuar a crescer. No caso específico de contratação de temporários existe além disso, uma alta de demanda em determinadas épocas do ano, como Páscoa e Natal. Toda e qualquer pessoa jurídica é um usuário efetivo ou potencial dessa tipo de serviço. A concorrência é grande e continua crescendo. Os grandes diferenciais para se destacar no mercado são: presteza e sigilo no atendimento, qualidade dos serviços, preço e condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com