TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Ensaios: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Antropologia Cultural

Curso: Administração

Professor:

Nome do aluno: Wendell Daniel Nunes

Data: 15/08/2012

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Sabemos que a pesquisa de campo constitui-se como uma das principais formas de se pesquisar um determinado grupo humano. No caso do vídeo, essa tribo possui uma característica bastante diferenciada. A pesquisa de campo pode ser talvez, uma atitude bastante ousada nesse caso. Com base no vídeo assistido e nos estudos realizados para essa disciplina, descreva quais seriam as vantagens e as desvantagens de uma pesquisa de campo naquela tribo indígena. ( mínimo 15 linhas)

Assista ao vídeo indicado:

http://www.youtube.com/watch?v=6QyBeVpHdVg

Resposta:

Uma pesquisa de campo visa investigar, observar os hábitos e costumes, estudar a cultura que ali está presente. Visa também à diversidade de como vive esta tribo, tais como no comportamento e nas crenças que ali se faz. O vídeo pode mostrar índios que vivem isolados do Brasil, em uma das regiões mais distantes da Amazônia. Foi registrado imagens de índios trabalhando no cultivo de alimentos, utilizando como na pesquisa de campo a técnica da observação e aproximação de informantes, pudemos perceber também que para que os participantes da pesquisa tenham uma vivencia que permita vê toda a situação, observar os hábitos, costume, linguagens, comportamentos é preciso ter confiança.

Como desvantagem pode perceber que a ação dos pesquisadores no contato com esta tribo, pode acarretar uma interferência na vida desse grupo de humanos, porque podem gerar mudanças de hábitos, comportamentos diferentes do que eles estão costumados a viver, pode muitas das vezes trazer mais prejuízos do que benefícios a esses grupos que vivem isolados sem a presença do homem branco.

As vantagens que podemos citar é que a existência desses índios reforçam áreas para proteção da política da FUNAI, e que eles podem a ajudar a proteger nossa imensa área que é a Amazônia, e também mostrar para a sociedade do país que existem varias culturas diferentes e que é importante conhecer.

Podemos definir então que a distância entre o observador e o que ele observa, que no caso é a tribo indígena, é fundamental para ter uma boa investigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com