TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Monografias: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  2.285 Visualizações

Página 1 de 6

1- O que foi a teoria das relações humanas?

É a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.

2- O que é administração para Tead?

Trata-se da estreita associação de pessoas subordinantes e subordinadas, para perseguirem objetivos previamente fixados, em outras palavras, é o caráter pluralístico do esforço administrativo. Entende ele por administração o conjunto de atividades dos indivíduos (executores) que, numa organização, têm o encargo de ordenar, movimentar e facilitar os esforços associados de um grupo de pessoas reunidas para levar a efeito propósito definido.

3- O que é um administrador segundo Tead?

A tarefa de pensar sobre as realizações de uma organização, planejar as suas atividades e ajustar os seus conflitos, representa uma das fases mais importantes da administração.

4- O que é liderança segundo Tead?

A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização.

5- O que a administração democrática garante?

A gestão democrática, por sua natureza, é um processo que implica

mudanças no ambiente pressupondo a idéia de participação, isto é, trabalho associativo e

cooperativo na tomada de decisões.

6- 6- Quais são os objetivos que geralmente a organização pretende alcançar de acordo com Tead?

Realização de objetivos com o mínimo gasto de tempo, dinheiro, incômodos. Este desejo de atingimento de metas através da cooperação, e de fazê-lo de forma eficiente, está presente onde a ação grupal envolver objetivos comerciais, militares, religiosos, filantrópicos ou sociais.

7- Qual a função da psicologia na administração?

A convergência de objetivos entre a Psicologia, enquanto ciência, e a Administração ensejam instigantes possibilidades de promover ganhos de produtividade conjugados com a melhoria da qualidade de vida, por meio da aplicação de suas práticas e conceitos em várias áreas de interesse.

8- O que é organização com um sistema social?

O homem já não é visto como um mero elemento do sistema interno da organização, mas como um todo, um ser humano com objetivos e inserção social própria que não abandona e nem se esqueça à entrada da empresa.

9- Quando existe organização?

Quando Pessoas, dinheiro e materiais compõem os recursos que ingressam na organização. Bens e serviços saem das organizações. Entre estas entradas e saídas, recursos são transformados para criação de excedentes.

10- Qual a origem da teoria das relações humanas?

Com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise.

11- O que foi a experiência de Hawthorne, e defina cada uma de suas fases?

Sua finalidade era determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida através da produção.

1ª fase - Os estudos da iluminação: O efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários

2ª fase - Sala de montagem de relés: Foi criado um grupo de observação: cinco moças montavam os relés, enquanto uma sexta fornecia as peças para abastecer o trabalho.

3ª fase – O programa de entrevista: Os pesquisadores, fixados no estudo das relações humanas no trabalho, verificaram que, no grupo de controle, as moças consideravam humilhante a supervisão vigilante e constrangedora. Assim, em 1928 iniciou-se o Programa de Entrevistas com os empregados para conhecer suas atitudes e sentimentos, ouvir suas opiniões quanto ao trabalho e tratamento que recebiam, bem como ouvir sugestões a respeito do treinamento dos supervisores.

4ª fase – Sala de montagens de terminais: Para analisar a relação entre a Organização Informal dos Operários e a Organização Formal da Fábrica, foi escolhido um grupo experimental para trabalhar em uma sala especial com condições de trabalho idênticas às do departamento.

12- Quais os pontos que Mayo passa a defender após a experiência de Hawthorne?

O trabalho é uma atividade tipicamente grupal; o operário reage como membro de um grupo e não como um indivíduo isolado. A organização eficiente é incapaz de elevar a produtividade se as necessidades psicológicas não forem descobertas, localizadas e satisfeitas. As Relações Humanas e a cooperação constituem a chave para evitar o conflito social.

13- Quais são as funções básicas da organização industrial?

A organização industrial é composta de uma organização técnica (prédios, máquinas, equipamentos, instalações, produtos ou serviços) e de uma organização humana (pessoas que constituem a organização social). A organização humana tem por base pessoas.

14- Compare e diferencie a teoria clássica e relações humanas?

As duas visam organizar para conseguir melhores resultados, mas sempre se preocupando com as pessoas, tarefas, ambiente, tecnologia, estrutura. E a Teoria das Relações Humanas defendida por Elton Mayo ia contra as bases da Teoria clássica preocupando-se mais com o grupo e menos com a produtividade, ou seja, prioridade da riqueza em longo prazo e não em curto prazo.

15- Defina o homem social?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com