TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Ensaios: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 3

Resolução das Questões sobre Os Elementos do Estado, do Material da Estácio

1. Quais são os elementos do Estado?

Para Giorgio Balladore, existem 5 elementos: Governo – apto a ordenar o conjunto das relações sociais; Soberania – qualidade inerente à sua sua própria institcionalização; Povo – expresso primeiramente por todos os que se encontram albergados sob a sua tutela; Território – espaço primaz sobre o qual esse poder é exercido e Finalidade – que define a própria razão essencial da organização do poder político..

2. Defina Governo.

Governo é um grupo de pessoas que tem o poder de mandar em um território, de acordo com a lei. Esse territótrio pode ser um país, uma região, um estado ou província dentro de um país.

3. Determine o conteúdo da soberania na Grécia, em Roma e na Europa medieval.

Na Grécia foi deduzido das regras doi Direito Internacional Público vigente na pólis (uma organização autuárquica), que já apresentavam características típicas do Estado moderno, como atroca de adidos diplomáticos e militares, a independência na gestão dos negócios públicos, a constituição de forças militars próprias e a celebração de tratados.

Em Roma, a ideia de soberanis decai em face das relações hegemônicas que protegiam os estrangeiros e os tratados celebrados em caráter de aliança entre Roma e seus “iguais”.

Na Europa medieval, a soberanis deu-se início com as suas origens fincadas no modo feudal de produção e organização social estabelecido na Europa após a queda do império Romano do Ocidente. O monarca ou soberano passa a ser tão somente um primus inter paris o poder do Sumo Pontífice que esta acima e dos nobres senhores feudais, abaixo. Assim a soberanis determinava que o rei encontrava-se no topo, na mais alta hierarquia política de seu povo.

4. Analise o conceito clássico de soberania, relacionando-o com o surgimento do Estado moderno.

O conceito clássico de soberanis nos diz que “é o poder absoluto e perpétuo de uma república”, onde este conceito relaciona-se com o surgimento do Estado moderno a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil.

5. Discuta o conceito hodierno de soberania, pontuando a seguinte questão: ainda há Estados soberanos no contexto de um mundo virtualmente globalizado?

O conceito hodierno de soberania trata sobre cada vez mais existirem instituições intergovernamentais interessadas em estabelecer o equilíbrio de forças, posto em perigo pelos países mais poderosos, exercendo algum tipo de regulação que sem prescindir do Estado, limitasse sua atuação. Ainda que nações mantenham sua soberania e não desapareçam no mundo que se globaliza, não se pode falar nesse tipo de centralidade – do Estado-nação detentor do monopólio da força legítima.

6. Em nível quantitativo, dê o significado do vocábulo povo.

Em termos quantitativos, povo está comparado a população, entendido como reunião de indivíduos num determinado local, submetidos a um poder central.

7. Analise cada um dos critérios qualitativos pelos quais o povo pode ser caracterizado.

Qualitativamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com