TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA CULTURA DO ARROZ

Projeto de pesquisa: HISTÓRIA DA CULTURA DO ARROZ. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.864 Palavras (20 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

1. LISTA DE ABREVIATURAS

2. LISTA DE QUADROS

3. INTRODUÇÃO

4. HISTÓRICO DA CULTURA DE ARROZ

5. MERCADO CONSUMIDOR

6. CUSTO DE PRODUÇÃO

7. INFORMAÇÕES ECONÔMICAS DA REGIÃO

8. DADOS ESTATÍSTICOS DO RIO GRANDE DO SUL

9. CUSTO DOS FATORES DE PRODUÇÃO E DO PREÇO DE VENDA

10. AVALIAÇÃO DE CULTURA

11. ARROZ ORGÂNICO: UMA TENDÊNCIA MUNDIAL

12. ROTAÇÃO DE CULTURA É UMA DAS SOLUÇÕES PARA A CRISE DO ARROZ

13. CONSIDERAÇÕES FINAIS

14. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. LISTA DE ABREVIATURAS

a.C – ANTES DE CRISTO

CONAB – COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO

EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA

FEE – FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA

ha – HECTARE

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA

ICMS – IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÕES DE MERCADORIAS E SERVIÇOS

IRGA – INSTITUTO RIO GRANDENSE

KG - QUILOGRAMA

KM – QUILOMETRAGEM

MDIC – MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR

MERCOSUL – MERCADO COMUM DO SUL

MT – MATO GROSSO

PIB – PRODUTO INTERNO BRUTO

RS – RIO GRANDE DO SUL

t – TONELADA

TAXA CDO – TAXA DE COOPERAÇÃO E DEFESA DA ORIZICULTURA

2. LISTA DE QUADROS

QUADRO 1 – PERFIL DAS EXPORTAÇÕES DE ARROZ (BASE CASCA)

QUADRO 2 – PLANILHA DE CUSTOS DE PRODUÇÃO, SAFRA 2010/2011

3. INTRODUÇÃO

A orizicultura é uma importante atividade econômica e social, uma vez que pode colaborar para reduzir a fome e a pobreza, bem como oferecer melhor qualidade de vida, nos moldes da produção sustentável.

Diante disso, este trabalho tem por objetivo demonstrar o Histórico da Cultura do arroz, Mercado consumidor, custo de Produção, Informações econômicas da região, dados estatísticos, custo dos fatores de produção e preço de venda e avaliação de cultura do arroz.

Além de saber cultivar arroz, os produtores precisam atentar para os problemas que envolvem esse importante segmento da economia, tais como: excedentes de produção, importações de países vizinhos. Portanto, devem se preparar para conduzir processos cada vez mais complexos, o que justifica a realização do estudo, a fim de que possa contribuir com esta nova forma de gerenciar a atividade produtiva primária.

Após a introdução, abordou-se a fundamentação teórica referente bem como o histórico da introdução e plantio de arroz no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul.

O arroz é um dos alimentos mais antigos a ser cultivado pelo homem. Este é um dos alimentos mais importantes para nutrição humana, sendo a base alimentar de mais de três bilhões de pessoas no mundo, ocupando uma área de 158 milhões de hectares, sendo o segundo cereal mais cultivado no mundo com uma produção de 662 milhões de toneladas responsáveis por 29% dos grãos utilizados para alimentação humana.

O consumo médio mundial de arroz é de 60 kg por pessoa ao ano, sendo que nos países asiáticos, onde são produzidos 90% desse cereal, existe um consumo que vai de 100 a 150 kg por pessoa.

“O Brasil com uma produção anual entre 11 e 13 milhões de toneladas de arroz nas últimas safras, participa com cerca de 82% da produção do MERCOSUL”. O cultivo no Brasil ocorre em várzeas e terras altas, sob diversos sistemas de produção. A cultura de arroz irrigado contribui com aproximadamente 68% da produção brasileira ocupando aproximadamente 31% da área cultivada. Está presente em todas as regiões brasileiras, destacam-se, principalmente, na região Sul, onde são produzidos 50% da produção nacional.

4. HISTÓRICO DA CULTURA DE ARROZ

De acordo com a EMBRAPA , diversos historiadores e cientistas apontam o sudeste da Ásia como o local de origem do arroz. Na Índia, uma das regiões de maior diversidade e onde ocorrem numerosas variedades endêmicas, as províncias de Bengala e Assam, bem como na Mianmar, têm sido referidas como centros de origem dessa espécie. Duas formas silvestres são apontadas na literatura como percussoras do arroz cultivado: a espécie Oryza Rufipogon, procedente da Ásia Ocidental, originando a Oryza Sativa e a Oryza Barthii, derivada da África Ocidental, dando origem à Oryza Glaberrima.

O gênero Oryza é o mais rico e importante da tribo Oryzeae e engloba cerca de 23 espécies, dispersas pelas regiões tropicais da Ásia, África e Américas. Bem antes de qualquer evidência histórica, o arroz foi, provavelmente, o principal alimento e a primeira planta cultivada na Ásia. As mais antigas referências ao arroz são encontradas na literatura chinesa, há cerca de 5.000 anos.

O uso do arroz era muito habitual nas cerimônias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com