TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Trabalho Escolar: Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Colaborativa – Planejamento e Controle da Produção

Passo 1: Apresente-se aos outros colegas do seu grupo por meio do Fórum e exerça neste momento a primeira estratégia, a de comunicação, que possibilitará a você, durante o desenvolvimento do trabalho, o conhecimento necessário para finalizá-lo com qualidade.

O exercício é simples:

• Apresente-se. Qual o seu nome, a sua cidade, a empresa onde trabalha? Qual o segmento de sua empresa? Se estiver apenas estudando, já teve experiência de trabalho anterior? Onde?

• Fale sobre suas expectativas de carreira. Qual o seu plano de carreira?

• Fale das coisas que gosta de fazer. Pratica algum esporte?

Nosso time deve formar uma empresa, que produzirá um único produto, para facilitar o entendimento de cada etapa do desenvolvimento de produtos.

O produto precisa ter alguma característica inovadora, por exemplo, montamos uma fábrica de abridor de latas. Que inovação podemos sugerir para este produto? Ele pode ser feito ao contrário para ser usado por “canhotos”. Isso seria uma inovação!

A cada aula será disponibilizado um formulário, cartão, ficha, ordens ou relatório a ser preenchido com o conhecimento adquirido em aula, que, somados, comporão o Planejamento e o Controle da Produção do produto escolhido pelo time. Com isso, será possível estabelecer a simulação completa de todo o processo produtivo.

Ao longo da Atividade Colaborativa, o time realizará a construção de uma empresa e a criação de um produto, realizando o planejamento produtivo do início ao final, viabilizando ou não a sua fabricação. Isso mesmo, pode ser que, ao final do Planejamento, verifiquemos que o produto não é viável, e a equipe exercerá também a tomada de decisão que é comprovar sua inviabilidade.

Espera-se que a cada aula-tema as atividades possam subsidiar o trabalho do time. Cabe a cada líder/gestor motivar a troca de informação no fórum de discussão!

Passo 1: Você e seu time deverão iniciar o planejamento do produto em que atuarão como gestores no processo de PCP. Reflita sobre a inovação que pretende aplicar ao produto. Pesquise no mercado produtos similares e os compare durante a elaboração do trabalho as caracterÍsticas que os diferem.

Passo 2: No Fórum, o grupo deve ampliar as discussões sobre os sistemas de produção em que se deseja atuar, o produto que será fabricado e a proposta de inovação escolhida.

Passo 3: Definam, também por meio do Fórum, a subdivisão do grupo, composto por 10 integrantes, em 5 departamentos. Cada um deles deverá contar, portanto, com 2 responsáveis diretos pelas informações primordiais para a elaboração do planejamento, da programação e do controle da produção.

DEPARTAMENTO ATRIBUIÇÕES

Produção Responsável pela operação da preparação ao acabamento do produto.

Estoques Responsável pelo gerenciamento de matéria prima e produto acabado.

Recursos Humanos Responsável pela alocação de pessoas na produção, assim como pelo treinamento, horas e liberações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com