TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Artigos Científicos: Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1.

Em 1985, o preço de um produto era $ 15,00. Em 1996 valia $22,00. O índice de preços em 1985 e em 1996, respectivamente, 101 e 108.

a. Identifique(calcule) o preço real desse produto nos dois períodos.

Preço real em 1985: ($15/101)= $0,148;

Preço real em 1996: ($22/108) = $0,203

b. em termos reais, era mais barato comprar esse produto em 1985 ou em1996?

Pelo que se verifica no item anterior, em 1985 o preço real era inferior ao de em 1996.

Questão 2

Suponha que observando dados estatísticos da economia, percebemos que durante dois anos o preço de um produto diminuiu e a oferta por ele também. Nesse caso, seria correto afirmar que a lei da oferta não se aplica e que a curva de oferta no gráfico, p X q, deve ser uma curva decrescente? Explique sua resposta.

A curva ou lei de oferta diz justamente que preços e quantidades ofertadas têm a mesma direção de variação. Assim, se o preço diminuir, espera-se que a oferta também diminua. Pelo dito,a curva de oferta é crescente. Apenas está ocorrendo uma queda de preço, situação que leva a queda da oferta.

Questão 3

A maior parte dos produtos de uma loja tem elasticidade preço da demanda com valores (em absoluto) menores do que 1 (hum). O empresário quer reduzir o preço desses produtos em 30% para conseguir vender mais e aumentar seu faturamento. Ele terá sucesso nesse objetivo? Comente.

Se a demanda tem elasticidade menor do que um, a demanda é inelástica. Uma redução de preços não será acompanhada por grandes alterações na demanda( variação percentual da demanda menor do que a variação proporcional do preço). O faturamento irá diminuir.

Questão 4

Na aula 3, estudamos o preço tabelado da carne durante o Plano Cruzado ( plano econômico de combate à inflação, em 1986). Explique o que é o ágio e como se forma no contexto de um mal sucedido tabelamento de preços.

Àgio é o sobre-preço ao preço normalmente estabelecido no mercado. O ágio só se forma e estabelece em um ambiente de escassez de mercadorias. È o caso da demanda querer em um volume maior do que a oferta produziu.

Questão 5

Por que os produtos agrícolas como arroz e feijão têm valores mais baixos de elasticidade preço (demanda) do que os produtos industriais como automóveis e bicicletas de corrida?

Possivelmente porque eles têm preços mais baixos. Assim, pesam menos no orçamento dos consumidores. Além disso, são bens essenciais à população. São esse dois dos conjuntos de fatores que influenciam ou determinam a elasticidade preço da demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com