TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Exames: Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades das Aulas 5 e 6

1. Discorra com suas palavras, o que você entendeu sobre segmentação de mercado? Qual a importância para as organizações à segmentação de mercado? (0.5)

É um tipo de divisão de mercado, aonde ao invés da indústria, vender só para um público alvo, ela passa a especificar produtos, para certas faixas etárias, para certos tipos de clientes etc.

2. Explique com suas palavras as formas de segmentação:

a) Demográfica: (0.25)

Envolve dividir o mercado com base em características da população. Este critério segmenta os consumidores de acordo com variáveis como idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação, etc. O exemplo das fraldas descartáveis é interessante, pois coloca em evidência a criação de oportunidades de negócio através da segmentação.

b) Por grau de utilização: (0.25)

Trata-se de detectarmos a frequência de uso e , portanto, a frequência de compra de determinado produto ou serviço, com base no nível de consumo.

3. Existem algumas as estratégias mais comuns de se efetuar a segmentação de mercado. Explique com suas palavras cada uma delas:

a) Estratégia por diferenciação: (0.25)

Essa estratégia abrange todo o potencial do mercado, em todas as áreas geográficas, com um único plano de marketing, ignorando as outras estratégias de segmentos.

b) Ocupação de mercado: (0.25)

Significa ter uma posição forte em um determinado mercado, significativa em termos de participação (fatia de mercado).

4. Em sua opinião, qual a importância de estudar o comportamento do consumidor para as organizações? (mínimo 4 linhas) (0.5)

É importante o estudo, para o lançamento de futuros produtos, que possam interessar o consumidor, para que venha facilitar o dia a dia do consumidor, porem assim as organizações não lançaram produtos, que não venha a agradar os próprios, e é através desse estudo que a própria organização manterá seus lucros futuramente.

5. Explique com suas palavras:

a) Fatores pessoais (0.25)

Dizem respeito às características particulares das pessoas, ou seja, momentos e vivências pelas quais um indivíduo está passando, os quais acabam por interferir nos seus hábitos e nas suas decisões de consumo.

c) Fatores Psicológicos (0.25)

Para que um consumidor tome a decisão de compra é preciso que na sua mente se desenvolvam os seguintes estados: existência de uma necessidade, consciência desta necessidade, conhecimento do objeto que a pode satisfazer, desejo de satisfazê-la e decisão por determinado produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com