TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitue ambiente.a Administração

Artigo: Conceitue ambiente.a Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  165 Visualizações

1- Conceitue ambiente.a Administração em função da ênfase em cada uma das variáveis, a saber: tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia e

R: A ênfase nas tarefas é uma abordagem microscópica utilizada no nível do operário e não no nível da empresa em sua totalidade. É uma abordagem mecanista por envolver um conjunto de fatores (estudo de tempos e movimento, seleção científica do operário, aplicação do método planejado racionalmente, medidas para reduzir ou neutralizar a fadiga, estabelecimento de padrões de produção etc.), como se cada um deles contribuísse de modo determinístico para a maximização da eficiência ou como se fossem dentes de uma engrenagem, blocos de construção ou mecanismo de relojoaria.

A ênfase na estrutura organizacional é a fase na qual administrar significa basicamente planejar e organizar a estrutura de órgãos e cargos que compõem a empresa, dirigir e controlar as suas atividades.

A ênfase nas pessoas é a fase em que administrar é, sobretudo, lidar com pessoas. Ela procura enfatizar as pessoas dentro das empresas, deixando em segundo plano a estrutura e as tarefas. É a chamada abordagem humanística e pode ser desdobrada em duas escolas ou teorias: a Escola das Relações Humanas e a Teoria Comportamental.

A ênfase na tecnologia é a fase em que administrar significa lidar com a tecnologia, para extrair dela a máxima eficiência possível. Com o advento da cibernética, da mecanização, da automoção, da computação e, mais recentemente, da robotização, a tecnologia da informação (TI) posta a serviço da empresa passou a moldar-lhe a estrutura e condicionar seu funcionamento.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com