TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo do novo administrador

Ensaio: Modelo do novo administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Ensaio  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

Atividades da Aula 1 e 2

1. Conceitue o termo administrador, e explique com suas próprias às quatro funções administrativas (não é para copiar do material e para escrever com suas palavras). (0.5 ponto)

O administrador é o profissional responsável, em uma organização, pelo desempenho de uma equipe. Através de sua liderança e da gerencia dos processos internos, seu objetivo principal é atingir as metas de produtividade e lucratividade.

As quatro funções administrativas são: Planejar, Organizar e alocar pessoas, Liderar e Controlar. Essas quatro funções juntas formam o “Processo de Administração”, uma série de ações que em conjunto nos facilitam o alcance dos objetivos almejados. Além disto, podemos dizer que estas funções são a base da criação de uma empresa.

• Planejar: é quando a empresa ainda não existe. Visualizar o futuro, olhar pra frente, ver aonde quero chegar, definir metas e objetivos de como chegar lá.

• Organizar e alocar pessoas: comprar equipamentos, recrutar e selecionar funcionários, treina-los, rever procedimentos e métodos internos, controle de qualidade e produção

• Liderar: capacidade de influenciar as pessoas, resolvendo problemas de uma organização e amenizando conflitos, visualizando oportunidades e sabendo líder com as ameaças.

• Controlar: Saber analisar se tudo que foi planejado foi alcançado. Criar relatórios, gráficos e tabelas de desempenho. Analisar e gerar feedback.

2. Na aula 2, vimos o modelo do papel do antigo administrador e do novo administrador. Agora faça uma analise com suas palavras o que mudou do administrador antigo para administrador de hoje. (0.5 ponto)

O administrador antigo, presente até hoje nos dias atuais, tem como principal característica seguir o modelo de controle da era industrial, mantendo uma autoridade formal, com o controle de coisas e pessoas, através de uma estrutura hierárquica e burocrática. Já o administrator de hoje, segue um novo modelo de liberação e fortalecimento, muito mais adaptado à era do conhecimento e informação na qual estamos vivendo. Sua autoridade é baseada na moral, optando por uma gestão descentralizada que libera e fortalece as pessoas, através de uma estrutura plana, sem fronteiras e flexível.

Mas a principal diferença entre esses dois modelos que convivem até hoje no mercado está na interação com as pessoas, na qual o antigo administrador estabelece uma relação de medo e pressão, tentando sempre extrair a força o máximo do seu trabalho. Já o novo administrador busca sempre a motivação interna da sua equipe, integrando as pessoas promovendo avaliações de desempenho e feedback, almejando a otimização dos resultados. Não há duvidas que o administrador de hoje possua uma maior comunicação, visão, atenção, dedicação, motivação, com suas tomadas de decisões muito mais eficientes e eficazes, inserindo-se neste novo modelo, empresas como Google, Apple e Microsoft.

3. Sobre as habilidades administrativas, responda:

a) Qual a importância para o administrador desenvolver habilidades administrativas? (0.5 ponto)

Tendo em vista a administração moderna com visão e foco voltada para os resultados, as habilidades administrativas são essenciais nesta conquista, nos ajudando a dialogar e se nos comunicarmos de forma positiva, criando um ambiente positivo, propicio a cooperação e ajuda mutua. Isto aprendemos com habilidade interpessoal que agregadas à capacidade e habilidade de se estabelecer rede de relacionamentos, nos fornecem condições maiores de alcançar o objetivo traçado, mostrando habilidade de politica necessária.

Estas qualidades humanas juntas ao conhecimento técnico e habilidades especificas da atividade que ocupamos nos dão condições de diagnosticar e investigar problemas, coletando maiores números possíveis de dados e informações que nos ajudam em uma tomada de decisões. Isto tudo somado com a habilidade conceitual nos das condições para o posicionamento estratégico de uma organização, com ações de marketing, aumentando a abrangência de mercado e expandindo o território de atuação, bem como seu portfólio de produtos e serviços.

b) Em sua opinião,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com