TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE ORGANIZACIONAL DA PETROBRA

Relatório de pesquisa: AMBIENTE ORGANIZACIONAL DA PETROBRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

O AMBIENTE ORGANIZACIONAL DA PETROBRAS

1) Stakeholders:

Interno: 80 mil empregados; Sindipetro; BNDS, por meio da BNDS Participações S.A., que além de deter boa parte das ações também é financiadora de vários projetos da organização; diretoria;

Externo: consumidores (indústria, proprietários de veículos automotores, distribuidores de veículos, refinarias estrangeiras, indústria de plástico, entre outros), mídia, fornecedores (300 mil terceirizados).

Até 1995 a Petrobras detinha o monopólio da exploração e refino de petróleo no país. Desse modo, não havia concorrência, cuja falta não afetou o crescimento da empresa que ocorreu de forma contínua em ganhos e atividades, apesar de não ser incentivada a incrementar sua produtividade e eficiência. O aumento da receita possibilitou que a empresa aumentasse seus investimentos além da área produtiva, também em pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas.

(opinião.....)

2) O Estado brasileiro figura como o principal acionista da Petrobras (em 2012, detinha 50,85% do capital com direito a voto). Além de participações indiretas controladas pelo governo do Brasil. A Petrobras segue uma política de preços formulada pelo Governo. A empresa é vista como um instrumento de desenvolvimento nacional, e sendo o combustível um elemento indispensável para todas as atividades produtivas os valores cobrados dos consumidores influenciam diretamente o crescimento econômico além de afetar, largamente a inflação. O governo brasileiro, portanto, usa o preço da gasolina como instrumento de política monetária para combater a inflação.

3) A estabilidade é importante para traçar planos de médio e longo prazos e para reduzir os riscos do investimento. Após terem sido investidos 1 bilhão de reais na construção do gasoduto Brasil-Bolívia e mais 105 milhões na compra de 2 refinarias, com a nacionalização promovida pelo presidente Morales em 2006, houve o cancelamento dos investimentos na Bolívia e o incremento de produtividade de gás natural no Brasil.

4) O incidente obrigou a Petrobras a indenizar a comunidade de pescadores e limpar o óleo, além de outras penalizações que representaram um prejuízo da ordem de 110 milhões de reais. Para evitar gastos como esse e a repercussão negativa a empresa investe maciçamente em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias eficientes e seguras para extrair, transportar e armazenar o petróleo e derivado. A Petrobras investe em pesquisa sobre novas fontes de energias limpas e renováveis além de desenvolver projetos de energia eólica e solar que são fontes que não prejudicam o meio ambiente não produzindo e nem trazendo riscos ao habitat de diversas espécies. Outra importante bandeira da organização e do Governo Federal em defesa do meio ambiente é o biodiesel, desenvolvido a partir de óleos vegetais, como por exemplo, o da mamona, fruto típico do sertão nordestino, região mais pobre do Brasil. A Petrobras investe neste projeto, portanto, também pelo poder de promoção da inclusão social e desenvolvimento social que ele possui. Para a organização, investir nesses projetos é um exemplo de que é possível alcançar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com