TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso 3 - O Ambiente Organizacional Da Petrobras

Monografias: Estudo De Caso 3 - O Ambiente Organizacional Da Petrobras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  3.204 Visualizações

Página 1 de 3

1. De acordo com o caso, quais são os stakeholders internos e externos da Petrobras?

Stakeholders internos: o Estado brasileiro, os acionistas, o ministro de Minas e Energia, seusempregados, o BNDES.Stakeholders externos: o sindicato (Sindipetro), os clientes, os fornecedores, as bolsas devalores Bovespa e Nyse, a BNDES Participações S.A.

2. O fato de o governo brasileiro ser o principal acionista afeta sua posição destakeholder? Justifique.

Sim, pois como o estado é o maior acionista ele tem poder de veto sobre a tomada dedecisões além da diretoria ser toda indicada pelo Presidente do Estado.

3. Por que podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram um stakeholder daorganização? Como isso afetou o crescimento organizacional? Explique.

Até 1995, a empresa não possuía concorrentes, gozando assim de um monopólio deprospecção, exploração e refino do petróleo no país.. Isso permitiu que a empresaexperimentasse um crescimento contínuo em suas atividades e ganhos, elevando a receita eos lucros e permitindo o aumento dos investimentos na área produtiva e de desenvolvimentode novas técnicas.

4. Como a influência governamental afeta a política de preços da empresa?

A Petrobras segue uma política de preços formulada juntamente com o governobrasileiro. Os valores cobrados dos consumidores brasileiros influenciam diretamente ocrescimento econômico pois o preço do petróleo afeta nos postos de combustíveis afetafortemente a inflação brasileira, visto que os valores de gasolina, do diesel e do álcool influemnos custos de todos os produtos.

5. Por que, desde 2001, o número de acionistas estrangeiros cresceu muito? O que essefato representa para a empresa? Por que ele pode prejudicar a opinião pública sobre aempresa?

Porque, a partir de então, as ações da empresa passaram a ser negociadas juntamentecom as ações ordinárias na Bolsa de Nova York (Nyse), representando um enorme crescimento e demonstrando a confiança do mercado financeiro internacional na instituição. Com isso, criou-se uma ideia de que grande parte do capital e dos recursos gerados pela Petrobrás não será mais do país.

6. Por que a estabilidade geopolítica é importante para empresas como a Petrobrás?

É importante para que os planos de longo prazo sejam traçados e para a redução de riscos dos investimentos.

7. Como a instabilidade política na Bolívia afetou os negócios da Petrobrás naquele país?

Quando Evo Morales assumiu o poder da Bolívia em 2005, ele começou uma política de nacionalização e aumento de impostos sobre as multinacionas. Em meio a situação delicada, e a tentativa de negociação entre os governos, a Petrobrás teve que cancelar os investimentos e acelerar o incremento da produção de gás natural no Brasil. A instabilidade política afetou diretamente as atividades organizacionais.

8.

O acidente gerou um grave problema ambiental, obrigrando a Petrobrás a pagar indenização e limpar o óleo, além de outras penalizações, custando milhões de reais em prejuízo. Hoje a Petrobrás investe em pesquisa e desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com