TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A administração nas organizações:

Pesquisas Acadêmicas: A administração nas organizações:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.016 Palavras (25 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 25

TGA 4º BIMESTRE

1- A ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES:

Durante a maior parte de nossas vidas, somos membros de alguma organização: uma faculdade, uma equipe de esporte, um grupo de música ou teatro, uma organização religiosa ou cívica, uma das forças armadas ou uma empresa. Algumas organizações como o exército e as grandes corporações, são estruturadas de modo muito formal. Outras, como um time de basquete da vizinhança, têm uma estrutura mais informal. Mas todas as organizações, formais ou informais, têm vários elementos em comum.

Organização: Duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.

Talvez o mais óbvio desses elementos básicos seja um objetivo ou uma finalidade. O objetivo pode variar - vencer um campeonato, divertir uma platéia, vender um produto -, mas sem objetivo, nenhuma organização teria razão de existir. Além disso, todas as organizações têm algum programa ou método para alcançar seus objetivos. Tal programa pode envolver o treinamento de habilidades no esporte, ensaiar um certo número de vezes antes de cada apresentação, fabricar e anunciar um produto. Sem algum plano, é provável que nenhuma organização seja muito eficaz. As organizações também devem adquirir e destinar os recursos necessários para alcançar seus objetivos - uma quadra de esportes ou uma sala para ensaios devem estar disponíveis; deve-se orçar o dinheiro para fazer frente aos salários. Todas as organizações são compostas por pessoas e dependem de outras organizações para obter os recursos de que precisam - um time não pode jogar sem o equipamento necessários; os fabricantes devem manter contato com os fornecedores. Finalmente, todas as organizações têm líderes ou administradores com a responsabilidade de ajudá-las a alcançar seus objetivos. Esses líderes - um treinador, um maestro, um executivo de vendas - podem ser mais óbvios em algumas organizações do que em outras, mas, sem uma administração eficaz, é provável que a organização fracasse.

Administração: processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos.

1.2 - Os Papéis dos Administradores

Nossa definição operacional descreve os administradores como planejadores, organizadores, líderes e controladores das organizações. Na verdade todo administrador - desde o diretor de programas de um clube universitários ao principal executivo de uma multinacional - assume uma variedade muito maior de papéis para levar a organização a seus objetivos estabelecidos.

Papéis Interpessoais:

Símbolo. Como símbolo, o dirigente realiza tarefas cerimoniais como chefe da unidade: saudando visitantes, comparecendo a casamentos de subordinados, levando clientes para almoçar. De modo mais importante, os administradores são símbolos que personificam, tanto para os membros da sua organização quanto para os observadores externos, os sucessos e os fracassos da organização.

Líder. Como os administradores trabalham com - e através de - outras pessoas, são responsáveis tanto pelos atos dos subordinados quanto pelos próprios. De fato, o sucesso ou fracasso dos subordinados é medida direta de seu próprio sucesso ou fracasso.

Elemento de Ligação. Como os políticos, os administradores devem aprender a trabalhar com todas as pessoas, de dentro ou de fora da organização, que possam ajudá-los a alcançar os objetivos organizacionais. Todos os administradores eficazes "fazem política", no sentido de que desenvolvem redes de obrigações mútuas com outros administradores da organização. Também pode construir ou entrar para alianças e coalizões. Os administradores utilizam esses relacionamentos visando obter apoio para suas propostas ou decisões, e para obter cooperação na realização de várias atividades.

Papéis Informacionais:

Coletor. Os dirigentes buscam constantemente informações úteis, tanto dentro como fora da organização. Eles fazem perguntas aos subordinados e coletam informações não-solicitadas, geralmente através de sua rede de contatos. O papel de coletor freqüentemente faz dos administradores os membros mais bem informados de seus grupos.

Disseminador. Nesse papel, os dirigentes distribuem aos subordinados informações importantes. Parte dessa informação vem de reuniões de equipe e de memorandos, mas parte dela é baseada na análise e na interpretação dos fatos feita pelo dirigente.

Porta-Voz. Os dirigentes também transmitem informações para pessoas que estão fora de sua unidade de trabalho. Manter os superiores bem informados é um aspecto importante deste papel.

Papéis Decisórios:

Entrepreneur. Os dirigentes tentam melhorar suas unidades. Quando, por exemplo, têm ou tomam conhecimento de uma boa idéia, os administradores podem dar início a um projeto de desenvolvimento para torná-la realidade. Neste papel, eles iniciam o processo de mudança por vontade própria.

Solucionador de Problemas. Nenhuma organização funciona bem o tempo inteiro. Praticamente não há limite para o número e o tipo de problemas que podem ocorrer, desde dificuldades financeiras até greves ou queda de lucros. Espera-se que os dirigentes surjam com soluções para os problemas difíceis e que as implementem - ainda que às custas de decisões impopulares.

Alocador de Recursos. Todo dirigente enfrenta uma variedade de objetivos, problemas e necessidades da organização - e todos eles competem por seu tempo e seus recursos (tanto humanos quanto materiais). Com esses recursos são sempre limitados, cada dirigente deve alcançar um equilíbrio entre vários objetivos e necessidades.

Negociador. Os dirigentes passam boa parte de seu tempo negociando porque apenas eles têm o conhecimento e a autoridade exigidos por este papel. Algumas dessas negociações envolvem organizações externas. Um presidente de empresa, por exemplo, pode Ter de lidar com uma firma de consultoria; um chefe de produção pode negociar um contrato com o fornecedor.

Os dirigentes também negociam dentro da organização. As pessoas que trabalham para uma mesma organização discordam freqüentemente sobre os objetivos ou sobre os modos mais eficazes de alcançá-los. Disputas não-resolvidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com