TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Artigo: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  2.250 Visualizações

Página 1 de 6

ALUNO: ADRIANO ROSA DOS SANTOS - RGM: 023.3502

AULA 01 - ENDOMARKETING

01 – Elabore um texto dissertativo (mínimo 15 e máximo 20 linhas) contendo as seguintes informações:

O que é Endomarketing?

O Endomarketing consiste na utilização de modernas ferramentas de marketing, porém, dirigidas ao público interno das organizações. Quando se fala em público interno ou cliente interno, estamos nos referindo aos funcionários que estão diretamente produzindo bens ou serviços para a empresa. Sendo assim o Marketing interno vem a ser a tarefa bem sucedida da empresa de contratar, treinar e motivar seus funcionários internos para que sejam capazes de servir bem aos clientes externos proporcionando satisfação e excelência ao mesmo. O Marketing interno ou Endomarketing visa uma ação direcionada para a conquista do mercado externo pela empresa e para que a mesma possa permanecer competitiva. Para que isso ocorra o endomarketing vem atender a uma necessidade interna no meio das organizações que seria a melhoria da comunicação interna nas empresas, a motivação dos funcionários e a maior integração dos departamentos que compõem uma organização com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços prestados. Assim torna-se imprescindível as empresas que procuram obter êxito com a implantação do endomarketing o estreitamento dos vínculos entre gerentes e funcionários, o incentivo a prêmios e gratificações e a necessidade de escutar e se interessar pelo que os colaboradores tem a dizer.

Para que serve?

É possível perceber que a função do Endomarketing é trazer a consciência de cliente para a organização, para que haja melhoria na qualidade de produtos e serviços. Atraindo e retendo o cliente interno, para que o mesmo possa produzir resultados eficientes para a empresa, pois desta maneira consegue-se atrair e reter o cliente externo. O Endomarketing, portanto tem o objetivo de melhorar o fluxo interno de informações, integrando e interando os diversos setores para que seus clientes internos compartilhem dos mesmos objetivos, visão e missão. O Endomarketing então serve para que estes mesmos funcionários motivados tornem-se a principal propaganda interna da empresa e mostrem-se dispostos a lutar e trabalhar pela imagem da empresa em que trabalham juntos aos seus clientes externos. O endomarketing começa com a teoria que os empregados constituem o primeiro mercado para as organizações e sendo assim são esses os clientes internos da organização que são os maiores responsáveis pelo sucesso da empresa junto aos seus clientes externos, para que possam juntos alcançarem suas metas e objetivos.

È modismo ou necessidade em organizações imobiliárias?

Diante da forte concorrência e do ritmo desenfreado das mudanças, as organizações procuram uma comunicação efetiva com seus funcionários como recurso fundamental para a eficiência da mesma, e a comunicação entre chefes e subordinados tende a adquirir uma importância cada vez maior para tornar qualquer organização inclusive as organizações imobiliárias em globalizada.

Contudo a utilização do Endomarketing torna-se de suma importância para que uma organização seja ela de qualquer natureza, incluindo as organizações imobiliárias, obtenham uma política de recursos humanos bem fundamentados, levando em conta o perfil e a criatividade de cada funcionário na empresa, aproveitando seu potencial individual ao máximo e o rendimento em grupo, alavancando o desenvolvimento da empresa, aumentando, assim, a competitividade empresarial.

A melhoria na comunicação, aliada à estratégia empresarial e a busca do comprometimento dos empregados, é uma ferramenta muito importante para gerar vantagem competitiva, sendo refletida no ambiente externo. É interessante considerar que, quando a empresa desenvolve adequadamente o conceito de Endomarketing, um dos primeiros reflexos observados como melhoria efetiva não se situa no interior da organização, mas sim em seu exterior, nas relações com o mercado, clientes, fornecedores, comunidade, governo, etc. O Endomarketing surge então como um dos mais potentes ativadores da qualidade de atendimento, da mudança de atitudes, da motivação e da produtividade, bem como do alcance de metas organizacionais.

Qual a importância de sua prática por colaboradores das organizações?

É importante a prática do endomarketing por colaboradores das organizações, pois resulta num bom trabalho do cliente interno. Aumenta a união, a motivação, e o foco nos objetivos e a empresa ganha em produtividade, agilidade e as pessoas enfrentam as adversidades de forma mais pacífica, e produzem inovação. O endomarketing melhora a comunicação interna, o relacionamento entre as pessoas, estabelece uma base motivacional para o comprometimento entre as pessoas, e das pessoas com o sistema organizacional, estabelece a sinergia do comprometimento para: A qualidade, maior produtividade, redução de custos, racionalização dos sistemas. Estimula seus colaboradores por meio de ações focadas no seu bem-estar e consequentemente melhorarem a produtividade e a capacidade intelectual das pessoas, pois com as práticas do endomarketing os colaboradores se sentem valorizados e se sintam parte fundamental da empresa, conseguindo melhorar seu desempenho. A empresa não deve encarar o endomarketing como despesa ou gasto, e sim como um investimento de retorno seguro para o bem da própria organização, pois são muitos os benefícios percebidos como vimos acima.

Quais as dicas, para que seja implantado?

Através da integração, comunicação e auto estima dos colaboradores. A integração precisa acontecer em quatro níveis: integração entre as pessoas, integração da pessoa com a empresa, integração das pessoas com os gestores e integração entre setores. Em relação a comunicação, a maioria das empresas informa mas não comunica, isto é, por melhor que seja o sistema de informação não garante que a comunicação seja eficaz. A credibilidade está na transparência das informações, o que permite que o cliente interno saiba mais sobre as finanças, clientes, processos e pessoas, antes que sejam divulgadas através de outros meios de comunicação. Enfim o endomarketing pode contribuir para o aumento da auto estima, uma vez que o colaborador, por meio das práticas relacionadas, se sente incluído no processo. A auto estima é uma força interior que nos leva a um maior estado de motivação (motivo para a ação) , ou seja estar de bem consigo e com os outros. Antes da implantação do endomarketing é necessário realizar um diagnóstico organizacional, a fim de levantar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças ao bom desempenho da organização.

AULA 02: MARKETING SOCIAL

APÓS LEITURA DA AULA 2, RESPONDA AS SEQUINTES QUESTÕES:

01 – Quanto a origem do Marketing Social, o que pode ser observado? Contextualize sua resposta;

Quanto a origem surgiu nos EUA em 1971 e foi usada pela primeira vez neste ano por estudiosos, que publicaram um artigo na qual buscavam soluções para as diversas questões sociais e os problemas da época. Os objetivos quanto a origem do Marketing Social visava facilitar o processo de criação, implementação e controle de programas para influenciar a aceitabilidade das ideias sociais com relação ao planejamento de produtos, preços, comunicação, distribuição e pesquisa de marketing. No Brasil é publicado em 1978 o livro "Marketing para Organizações que não visam o Lucro ", que abordava a importância da aplicabilidade do Marketing nas diversas áreas sociais: saúde, educação, serviço público e política.Com relação a evolução histórica do Marketing Social ela pode ser resumida em três gerações: Nos anos 60 foi promovida para o comportamento das demandas sociais tão carentes da época na área da saúde, Nos anos 80 o objetivo foi a adoção de comportamentos, atitudes, valores e ideias sociais, porém adaptados para o contexto comercial e finalmente nos anos 90 como modelo de gestão que objetivava o bem-estar social e a vinculação de intervenções sociais com avaliação de impacto e políticas públicas.

02 - Qual a Importância do Marketing Social para Gestores Imobiliários? Justifique sua resposta conceituando o assunto

03 - Qual a diferença entre "Filantropia" e "Marketing Social"? Contextualize sua resposta.

Filantropia significa humanitarismo, é um sentimento que faz com que os indivíduos ajudem outras pessoa. É um termo é de origem grega, que significa "amor à humanidade". Filantropia é a atitude de ajudar ao próximo, de fazer caridade, seja ela através de donativos, como roupas, comida, dinheiro etc. O conceito de filantropia é muito difundido hoje em dia, e relacionado erroneamente as ações de responsabilidade social das empresas. Filantropia está muito mais ligado ao Terceiro Setor, que é fazer algo para as pessoas onde o Governo não consegue chegar, do que as empresas que fazem ações para contribuir para uma sociedade melhor, mas que podem também ser interpretadas como apenas um meio de fazer marketing.

Marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição. Marketing social pode ser definido como a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adoção de atitudes, comportamentos e práticas individuais e coletivas, orientadas de acordo com preceitos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos.

...

Baixar como  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »