TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Exames: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2015  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  950 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1 Aula 1:

Como e porque deve ser formada uma vantagem competitiva na empresa?.

R= A vantagem competitiva para um segmento de mercado, é a razão pela qual os clientes escolhem a oferta de uma determinada empresa, e não de uma outra exatamente porque essa oferta tem algo que a diferencia das demais.

A Vantagem competitiva é sempre uma posição relativa dentro do mercado ou segmento de atuação. Se todas as empresas têm bom atendimento logo o bom atendimento não é vantagem competitiva, é obrigação.

As vantagens competitivas somente serão vantagens e competitivas quando e se ajudarem a estabelecer uma oferta com características distintas que forneçam razões para merecer a escolha dos clientes. Vantagem competitiva é sempre algo que realça a sua oferta sobre a oferta dos concorrentes. Por isso, relativa

Questão 2 aula 2

Exemplifique um produto industrializado de sua região, classificando-o quanto ao ramo da produção, suas características, a embalagem utilizada e qual a fase do ciclo de vida que ele se encontra.

(Observem que estamos falando de ciclo de vida de um produto no mercado e não de ciclo biológico de uma determinada cultura).

R= O produto: Vinho Moscatel de Setúbal.

Os Vinhos da Península de Setúbal, Portugal, cuja qualidade é certificada, podem ostentar 3 denominações, DOC Setúbal, DOC Pamela e Regional Terras do Sado, a cada uma correspondem castas e áreas geográficas específicas.

(D.O.C) de Setúbal é uma das mais antigas de Portugal, criada a 1 de outubro de 1908. Abrange exclusivamente vinhos generosos brancos, com base na casta Moscatel de Setúbal, ou tintos, com base na casta Moscatel Roxo. Em ambos os casos, as castas correspondentes têm que estar presentes em, pelo menos, 87% do mosto utilizado. Os vinhos DOC Setúbal são produzidos numa região de limitada pelos concelhos de Pamela, Setúbal e parte do conselho de Sesimbra.

As uvas moscatel, que são utilizadas na produção do vinho, são vindimadas bem maduras, sendo a fermentação interrompida com a adição de aguardente, o que confere, em média, o 18º de álcool e o sabor doce.

O líquido estagia quatro anos em barris de 180 litros. Só depois se acede à cor topázio-dourada, à textura licorosa e ao paladar intenso e inconfundível.

A certificação da DOC Setúbal é feita pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, Portugal.

Ramo de Produção: Vitivinicultura consiste em cultivo das vinhas específicas (uvas moscatel) e produção do vinho.

Embalagem: A apresentação das embalagens apela ao senso do bom gosto e estilo do cliente bem como ao status que a aquisição do produto proporciona. Por norma as embalagens, e forma de armazenamento são pré estabelecidas pela Comissão Vitivinícola que certifica o vinho.

Fase do ciclo de vida: Maturidade, o Vinho Moscatel de Setúbal está no mercado a mais de cem anos após a DOC, o que promove o comprometimento com os clientes bem como a fidelização dos mesmos. Ainda assim é visível a atenção dos produtores em manter preços acessíveis, controlando os custos de produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com