TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Monografias: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  754 Visualizações

Segundo Marx, podemos pensar basicamente em três modos de produção vigentes ao longo da história: o modo de produção escravista antigo, o modo de produção feudal e o modo de produção capitalista. Analise o seguinte trecho referente aos modos de produção definidos por Marx e assinale a alternativa que melhor preenche as lacunas.

No modo de produção ___________ aqueles que produzem são de propriedade do senhor, enquanto no modo de produção _____________ apenas os meios de produção são de propriedade do senhor, pois existe uma relação de servidão. Já no modo de produção ________ aqueles que produzem são livres.

A feudal – escravista antigo – capitalista

B socialista – feudal – capitalista

C escravista antigo – feudal – capitalista

D escravista antigo – capitalista – feudal

O capitalismo é a história da expropriação do trabalhador que, com isso, fica dependente do capitalista. O trabalhador atual não percebe que foi expropriado do seu saber, pois essa relação se dá de forma encoberta pela ideologia; ele vê como normal o fato de trabalhar, de receber um salário no final do mês e não ser dono daquilo que produz nem dos meios de produção que utiliza para produzir, enquanto o capitalista fica com o lucro da produção. O trabalhador é separado do saber do seu trabalho e também do resultado dele, mas não percebe sua condição. Trata-se de um trabalho alienado. Essas considerações foram desenvolvidas por qual sociólogo?

A Émile Durkheim.

B Auguste Comte.

C Nicolau Maquiavel.

D Karl Marx.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com