TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Casos: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  111 Visualizações

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

A revolução industrial trouxe junto com ela um grande crescimento desordenado de empresas. Seus recursos não eram aproveitador, e quando aproveitados não eram usados de forma correta para que se chegasse ao objetivo ou obter algum lucro significativo, eram mal organizados, então por isso era necessário o aumento da eficiência e da substituição do empirismo por métodos comprovados cientificamente.

Com isso, surgiram duas escalas da administração: a Administração Científica e a Teoria Clássica. O fundador da Administração foi o engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, que identificou três males nas indústrias (vadiagem sistemática, desconhecimento da gerência dos operários e falta de uniformidade dos métodos de trabalho).

A teoria clássica foi criada por Henri Fayol, tem algumas características relacionadas à estrutura organizacional e pela busca de eficiência no trabalho. Essa teoria buscava uma melhor estrutura na organização da empresa para que se obtenham melhores resultados.

A administração científica tinha o intuito infiltrar a ciência à administração, para isso o trabalho de Taylor foi dividido em dois períodos: 1º período de Taylor: racionalização do trabalho dos operários das fábricas da época e 2º período de Taylor: definição de princípios de administração aplicáveis em todas as situações do cotidiano da empresa.

As teorias da administração foi um fator que influenciou muito no modelo de várias empresas, tal como modelo organizacional como no modelo de trabalho.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com