TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Monografias: Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  2.610 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCÍCIOS

1) Por que devemos fazer uma análise dos fatores externos no momento da definição de uma estratégia?

R: Devemos fazer uma análise dos fatores externos, para melhor conhecer os nossos concorrentes e aqueles que atuam juntamente conosco no mercado, para saber o tipo de cliente que iremos atender e o tipo de mercado que iremos encontrar ou estar inseridos , para ter condições de poder tomar uma decisão sempre que preciso. Assim, podemos sempre desenvolver nossas atividades com foco e aplicação de recursos e energia em áreas na qual garantam um maior desempenho, eficácia, eficiência e exatidão, maximizando os lucros e diminuindo os riscos que possam estar envolvidos no negócio.

2) O que você entende por cadeia de valor?

R: A cadeia de valor designa uma série de atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa a fim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e venda até a fase da distribuição para o consumidor final. Cada elo dessa cadeia de atividades está interligado. A Cadeia de valor é o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização, que tem início nas fontes de matéria-prima básica, passando pelos fornecedores, ciclos de produção e de venda, até a fase de distribuição final.

3) Tendo em vista o texto sobre o “Cirque du Soleil”, de que forma você vê o modelo de negócio adotado pela companhia?

R: A companhia consegue equilibrar arte e comércio, não tem medo de arriscar, investe milhões todos os anos na busca de inovações com criatividade e de qualidade sem se preocupar em economizar. O Cirque du Soleil combina as brincadeiras do circo tradicional com os altos valores de produção e a sofisticação intelectual dos teatros e balés para criar uma nova arte. Com isso, abriu um mercado desconhecido. O Cirque du Soleil utiliza-se da storytelling como mecanismo para legitimação da organização e garantia de sua reputação como empresa socialmente responsável cuja trajetória é marcada pela criatividade, emoções, magia, sucesso e constante inovação. O Cirque du Soleil emprega as práticas gerenciais comuns das empresas contemporâneas. O valor do talento e do capital intelectual se sobrepõe ao valor das máquinas e fábricas.

4) Quais seriam a seu ver os pontos fortes e fracos apresentados pelo texto sobre o Cirque du soleil?

R: Pontos Fortes:

Ameaça de Novos Entrantes

O Cirque du Soleil firmou barreiras até o momento intransponíveis aos novos entrantes em seu mercado, ao desenvolver e multiplicar um padrão de qualidade e inovação jamais visto em seus shows. Tendo como meta encantar e surpreender cada vez mais seus clientes, torna-se muito difícil ao ponto do impossível para qualquer concorrente superá-los e atrair seus clientes. Cirque du Soleil já é uma griff que carrega qualidade e superação de expectativas dos seus clientes.

Poder de barganha dos fornecedores

O Cirque du Soleil considera os seus fornecedores como parceiros na busca da satisfação total do cliente, por meio da formação de equipes multidisciplinares, incrementando inovação em todos os seus setores. Dessa forma evita pressão dos fornecedores e fortalece a parceria do modelo ganha-ganha.

Ameaça de produtos substitutos

O Cirque du Soleil está sempre a frente do mercado, inovando, se reinventando e substituindo a todo momento seus próprios produtos, portanto eles eliminam as ameaças de produtos substitutos pois eles próprios se dispõem a estar criando estes produtos substitutos.

5) Quais as principais ameaças (aspectos externos) a serem enfrentadas pelo Cirque du soleil?

6) Qual a diferença entre gestão estratégica e planejamento estratégico?

R: Planejamento Estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Dentro do Planejamento Estratégico são levantadas informações como a competitividade da empresa, o portfólio de produtos, as ações de mudanças, vulnerabilidade às ameaças existentes, quantidade de recursos estratégicos disponíveis e os projetos futuros.

Gestão Estratégica é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação. Como o próprio nome diz, é uma forma de gerir toda uma organização, com foco em ações estratégicas em todas as áreas. Dentro da Gestão Estratégica existem vários passos. Inicialmente é elaborado um Diagnóstico Estratégico, onde são realizados os levantamentos das situações atuais da empresa, buscando assim avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes dentro da organização, bem como se estão oferecendo os resultados esperados.

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »