TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Exames: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Este é um comércio localizado em um bairro grande e afastado do centro, formado por casas populares doadas através de um plano do governo federal já há muitos anos. Os clientes são fiéis compradores e conhecidos dos proprietários. Estes são na sua maioria pessoas simples, de baixa escolaridade, aposentados ou beneficiários de outros planos de assistência.

Vários clientes entrevistados possuem mais de 02 filhos e vão ao mercado quase todos os dias, e segundo pudemos observar não gastam mais de 10 minutos fazendo as compras. A maior parte da renda dessas pessoas está comprometida com as compras neste comércio, já que uma vez ao mês fazem as suas compras e nos outros dias as complementam adquirindo alguns itens que faltam em suas casas.

Quanto ao prazo de pagamento, são feitos nos dias de vencimento de suas previdências, geralmente no início do mês, e todos possuem um limite que é determinado pela análise de suas rendas.

Nos foi relatado pelos clientes, que apesar de apreciarem as melhores marcas, o fator determinante na decisão de comprar é mesmo o preço. Os produtos de higiene e beleza feminina são os mais difíceis de escolher, segundo as donas de casa. Quando acontece a majoração de preço de algum produto preferido inevitavelmente este fica de lado.

O proprietário monitora junto aos seus fornecedores semanalmente os preços para evitar que haja perda na rentabilidade destes, e aumentar ou manter os preços de determinado produto depende do estoque, que se for considerado baixo é mantido até a próxima compra.

Na definição deste repasse considera-se a quantidade que é vendida no momento, pois a idéia é não deixar o produto em questão muito tempo no estoque.

segundo o Sr. Anísio, proprietário do Mercadinho Gonçalves, o mais difícil para qualquer dono de um comércio seria o controle dos preços que pratica, já que não se pretende majorar demais estes e também não praticar um preço abaixo do mercado o que prejudicaria a reposição do seu estoque.

“A inflação hoje está mais controlada, mas não descuidamos na vigilância, pois qualquer decisão incorreta pode nos causar um grande prejuízo.” Diz o Sr. Anísio.

Quanto à concorrência, esta não os tem incomodado. Já citamos que os clientes são fiéis e estão “amarrados” pelo movimento de comprar e pagar no fim do mês, sempre devendo uma conta, e não parecem reclamar disto já que o crédito é importante para eles.

“Os concorrentes tentam nos vencer com várias promoções, mas o relacionamento que construímos com nossos clientes e amigos é muito forte e não praticamos preços altos.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com