TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Artigo: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  1.238 Visualizações

Página 1 de 2

A evolução da administração

Por milhares de anos, os administradores têm lutado pelas mesmas questões e problemas com que se confrontam os executivos hoje. Por volta de 1100 a.C., os chineses praticaram as principais funções da administração. Entre 400 e 350 a.C., os gregos reconheceram a administração como uma arte separada e defendiam a abordagem científica do trabalho. Os romanos descentralizaram a administração de seu vasto império antes do nascimento de Cristo. Durante os tempos medievais, os venezianos padronizaram a produção utilizando a linha de montagem, construindo armazéns e usando um sistema de estoque para monitorar os conteúdos.

Através da história, porém, a maioria dos administradores operou estritamente numa base de tentativa e erro. Os desafios da Revolução Industrial modificaram essa situação. (...)

Limitações de comunicação e transportes retardaram o crescimento dos primeiros negócios. Consequentemente, os aperfeiçoamentos nas técnicas de administração não melhoraram substancialmente seu desempenho. Entretanto, a Revolução Industrial modificou esse panorama. À medida que as empresas cresceram e se tornaram mais complexas, aperfeiçoamentos menores em táticas administrativas produziram aumentos avassaladores na quantidade e qualidade da produção. (...)

Durante o século XIX, o crescimento dos negócios nos EUA foi centrado na fabricação. Os primeiros autores, como Adam Smith, acreditavam que a administração dessas empresas fosse caótica e suas ideias ajudaram a sistematizá-la. A maioria das tarefas organizacionais era subdividida e executada segundo trabalho especializado. Entretanto, a coordenação ruim entre os subordinados e entre os diferentes níveis administrativos causava problemas frequentes e paradas no processo produtivo.

BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração: novo cenário competitivo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010, pp. 32-33.

O trecho acima resume como a Ciência da Administração trabalhou o problema da época de sua concepção. Ao tratar dos entraves mais comuns de seu tempo, cada estudioso procurou, através de métodos empíricos, as melhores soluções para os problemas ora postos.

Referenciando-se no conteúdo tratado em todo o seu curso, em especial nesta unidade, produza um texto que reflita como a pesquisa científica associada à Administração pode proporcionar um maior desenvolvimento a essa área do conhecimento e como isso pode impactar nas relações entre os produtores e os consumidores de nosso tempo.

Critério de avaliação: sua resposta será avaliada quanto à profundidade de abordagem do tema, quanto à observação dos aspectos teóricos tratados no texto da disciplina e quanto à pertinência dos comentários em relação ao referencial teórico adotado na bibliografia do curso. É importante que se destaque que o ambiente acadêmico deve conduzir à reflexão e ao debate, sem deixar de lado a objetividade. Essa questão não se trata da elaboração de uma pesquisa que deva ser apresentada, portanto, referenciais externos somente serão aceitos de modo a refutar ou corroborar com uma ideia, desde que citada a fonte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com