TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Pesquisas Acadêmicas: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

Os usuários desta ciência são as pessoas que se utilizam da contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis as suas respostas. Entre os usuários das demonstrações contábeis, incluem-se investidores atuais que necessitam de informações para ajudá-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos. Os acionistas também estão interessados em informações que os habilitem a avaliar se a entidade tem capacidade de pagar dividendos; Empregados - com interesse sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregadores. Também estão interessados sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregadores; Credores por empréstimos - estes estão interessados em informações que lhes permitam determinar a capacidade da entidade em pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento; fornecedores e outros credores comerciais - estão interessados em informações que permitam avaliar se as importâncias que lhes são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos; Clientes - são os que têm interesse em informações sobre a continuidade operacional da entidade; Governo e suas agências - são interessados na destinação de recursos e, portanto, nas atividades das entidades. Necessitam, também, de informações a fim de regulamentar as atividades das entidades, estabelecer políticas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional e estatísticas semelhantes; Público - as entidades afetam o público de diversas maneiras. Elas podem, por exemplo, fazer contribuição substancial à economia local de vários modos, inclusive empregando pessoas e utilizando fornecedores locais. As demonstrações contábeis podem ajudar o público, fornecendo informações sobre a evolução do desempenho da entidade e os desenvolvimentos recentes. Contudo, para ser útil a informação contábil deve ser dotada de quatro características qualitativas básicas: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.

Essas informações sobre as demonstrações contábeis devem ser obrigatoriamente divulgadas anualmente pela Administração e representa a prestação de contas para os sócios e acionistas. Mencionaremos a seguir a composição de algumas Demonstrações Contábeis:

Relatório da Administração

Não faz parte das demonstrações contábeis propriamente ditas, mas a lei exige a apresentação do relatório, que deve evidenciar os principais fatos administrativos e financeiros ocorridos no período (exercício), os investimentos feitos em outras entidades, a política de distribuição de dividendos, a política de reinvestimento de lucros etc

Notas Explicativas

Conhecidas também como Notas de Rodapé, as Notas Explicativas após as Demonstrações Financeiras. São complementos dessas demonstrações. As notas devem conter a descrição dos critérios de avaliação dos elementos patrimoniais e das práticas contábeis adotadas entre outras informações.

Parecer dos Auditores

No Brasil, as Demonstrações contábeis devem ser auditadas por Auditores Independentes registrados no CVM (Comissão de Valores Mobiliários). O Auditor emite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com