TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Dissertações: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: Atividades Práticas Supervisionadas

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

INTRODUÇÃO

Pretendemos nessa ATPS usá-la como um método na nossa atual aprendizagem, estimulando a responsabilidade dos componentes pela eficiência do aprendizado, trabalhar a questão da convivência de estudos em grupo, e principalmente promover o estudo sobre as diversas Teorias da Administração e surgir uma nova fase do conhecimento administrativo. A importância da percepção da evolução natural das teorias da administração percorrendo caminhos inéditos, nos quais os problemas das empresas eram mais complexos, aproveitando as variadas formas de ambientes de aprendizagem das teorias que interferem nas definições estratégicas das empresas, e como são realizadas as bases politico-organizacionais.

DESENVOLVIMENTO

Primeiramente a Administração é entendida como um empreendimento realizado sobre as ordens de um indivíduo, ou o mesmo prestando serviços a outros. A mesma sofreu no seu foco ampliações e aprofundamentos. Em praticamente todas as áreas de empresas atuais é encontrado nos mais variados níveis um administrador e também nas mais diversas organizações humanas.

Após a Escola de Administração Cientifica de Taylor, a Teoria Geral da Administração (TGA) apareceu com o “destaque” especial nas tarefas. Envolvida numa forma de abordagem de um conjunto sistemático fechado, preocupando-se apenas com o operacional da empresa.

Com o destaque especial na estrutura ocorreu um enriquecimento devido a Teoria Clássica de Fayol, com a abordagem da Teoria da Burocracia e com a abordagem da Teoria Estruturalista, mais atual.

Com a escola das relações humanas surgiu a reação humanística focada no destaque especial das pessoas e seguiu também pela escola do comportamento organizacional e do movimento do Desenvolvimento Organizacional. Os dois realçaram as mesmas características, democráticas e humanas das instituições de sucesso.

Houve o surgimento do destaque no ambiente depois da Teoria dos Sistemas, cujo ápice aconteceu com a Teoria da Contingência trazendo o destaque especial na tecnologia.

A teoria administrativa considera nos dias atuais 6 variáveis reunidas: Variáveis de Pessoas, de Ambiente, Tarefas, Tecnologia, Estrutura e Competitividade, as mesmas interdependem-se e interativam-se. As expectativas futuras da administração não são estáveis e sim prósperas. Da mesma forma que a era da informação tem bastante alterações, instabilidade e desordem, no qual passamos, estão sendo colocados novos desafios crescentes para a administração.

Com as pesquisas realizadas pela equipe, conclui-se que primeiramente os princípios baseavam-se em tarefas, tendo o principal enfoque na racionalização do trabalho no nível operacional.

Com as mudanças ocorridas no século XX, em decorrência da revolução industrial, tornou-se necessário o planejamento e o empirismo a ciência: a ciência da administração (CHIAVENATO, 2004, p. 43) que tomou lugar de improvisações baseados em costumes e crenças, afirmando que esses deveriam ser substituídos pelo racional e no século XVIII o racionalismo passou a ser aplicado as ciências naturais e sociais, porém não abandonando as antigas técnicas. (MOTTA; VASCONCELOS, 2002, p. 32.)

A primeira teoria administrativa, em termos cronológicos, foi a teoria clássica, a qual baseia-se na divisão do trabalho em tarefas elementares e praticamente indivisíveis e na especialização das pessoas na execução dessas tarefas, visando obter ganhos de produtividade, que se iniciou com o engenheiro americano Frederick Taylor.

Uma segunda consequência prática refere-se ao papel do gestor.

Teoria Matemática;

A Teoria Matemática tem sua maior aplicação na chamada Administração das Operações. Os temas mais tratados pela Administração por Operações são:

• Operações: o estudo dos processos produtivos e produtividade empresarial;

• Serviços: o estudo dos sistemas de operações de serviços;

• Qualidade: o estudo do tratamento estatístico da qualidade, da melhoria contínua, programas de qualidade total e certificação ISO.

• Estratégia de operações: estuda o alinhamento entre a estratégia empresarial e a estratégia operacional;

• Tecnologia: o estudo da aplicação do computador na administração das operações.

A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão. O processo decisório é o seu fundamento básico e a tomada de decisão é o ponto principal dessa abordagem mais quantitativa que pode ser estudado sob duas perspectivas: a do processo e a do problema.

A perspectiva do processo concentra-se na escolha dentre as possíveis alternativas de solução daquela que produza melhor eficiência. Sua ênfase está na busca dos meios alternativos. É uma abordagem criticada por se preocupa com o procedimento e não com o conteúdo da decisão.

Na perspectiva do problema, o tomador de decisão aplica métodos quantitativos para tornar o processo decisório o mais racional possível concentrando-se na definição e no equacionamento do problema a ser resolvido. Preocupa-se com a eficácia da decisão.

Surgiu na teoria administrativa a partir das seguintes causas:

• O trabalho clássico sobre Teoria dos Jogos e para a Teoria Estatística da Decisão.

• O estudo do Processo Decisório e o surgimento da Teoria das Decisões que ressaltou a importância maior da decisão sobre a própria ação decorrente na dinâmica organizacional.

• A existência de decisões programáveis.

• O computador, que proporcionou os meios para aplicação e desenvolvimento de técnicas matemáticas mais complexas e sofisticadas.

• A utilização bem sucedida da Pesquisa Operacional (PO) no decorrer da Segunda Guerra Mundial. A partir de 1945 a PO passou a ser utilizada em organizações públicas e privadas.

Teoria da tecnologia da Informação;

À

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com