TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Dissertações: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

1 – INTRODUÇÃO

Nesse trabalho será apresentado estudos e pesquisas baseadas em informações sobre o Crescimento e Desenvolvimento Econômico. O artigo científico criado pelo grupo tem o intuito de apresentar e explicar o desenvolvimento dos países em relação ao mundo, principalmente os países que compõem o BRICS. Apresentaremos também o desenvolvimento da região e dos estados brasileiros.

2 – PIB - PRODUTO INTERNO BRUTO

O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal medidor do crescimento econômico de uma região. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado e seu resultado é calculado dividindo-se os dados obtidos pela quantidade de habitantes. O PIB é a soma de todos os bens de um país, e quanto maior o PIB, mais demonstra o quando esse país é desenvolvido (a classificação dos países pode ser: rico, pobre ou em desenvolvimento).

É um indicador muito utilizado na macroeconomia, e tem como objetivo a economia de um país, Estado, ou região. Para o cálculo do PIB são considerados apenas os bens e serviços finais. A fórmula para o cálculo é a seguinte: PIB = consumo privado + investimentos totais feitos na região + gastos do governo + exportações importações.

São medidas as produções na indústria, na agropecuária, no setor de serviços, o consumo das famílias, o gasto do governo, o investimento das empresas e a balança comercial. Entra no cálculo o desempenho de 56 atividades econômicas e a produção de 110 mercadorias e serviços. Muitos dados utilizados para a apuração do PIB brasileiro são sigilosos. O método moderno de aferição do desempenho dos diversos setores da economia foi estabelecido pelo economista britânico Richard Stone (1913-1991). Ele formulou os princípios do cálculo na década de 1940. Stone foi imediatamente reconhecido, como fica claro pela adoção quase instantânea de seu método em quase todo o mundo. Outra forma de reconhecimento foi o Nobel de Economia, com o qual o economista foi agraciado em 1984.

Ranking do Brasil em Relação ao PIB DE 2011

3 - ÍNDICE DE GINI

O índice de Gini, foi criado pelo matemático italiano Conrado Gini, e publicado no documento "Veriabilità e Mutabilità" (italiano:"variabilidade e mutabilidade"), em 1912. O índice ou coeficiente de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade. É muito utilizada para calcular a desigualdade da distribuição de renda.

O índice de Gini aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos, variando numericamente, de 0 a 1, onde o zero representa a completa igualdade de renda, ou seja, todos têm a mesma renda e 1 que corresponde à completa desigualdade, isto é, uma só pessoa detém toda riqueza, e as demais nada tem. Na prática, o índice de Gini costuma comparar os 20% mais pobres com os 20% mais ricos. Esse índice também pode ser utilizado para medir o grau de concentração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com