TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Ensaios: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  7.260 Palavras (30 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 30

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES

O ADMINISTRADOR NA EMPRESA DE CARTÕES E VOUCHERS PRÉ-PAGOS

CAROLINE DA SILVA RAYMUNDO RA – 1423011

DEBORA KARINA BERNARDES LIMA RA -1415995

PRISCILA GUERRINI VIEIRA DE CARVALHO RA-1421678

RODRIGO FREITAS BARRETO RA-1421795

SUZANA ANDRADE RODRIGUES RA -1420566

PROF.ª ORIENTADORA ROSEMEIRE GROTA SANITA

SÃO PAULO

2014

RESUMO

Sumário

1 RESUMO 3

2 Introdução à Administração 4

2.1 História da Administração 4

2.2 Futuro da Administração 6

2.3 Teoria Geral da Administração 7

2.3.1 Teoria Clássica 7

2.3.2 Escola das Relações Humanas 8

2.3.3 Teoria Neoclássica 10

2.3.4 Teoria Estruturalista 11

2.3.5 Abordagem Comportamental 12

3 O Profissional Administrador 15

3.1 Função do Administrador 15

3.2 Evolução do Administrador 17

4 A Importância dos números para decisão 19

5 A Importância da Adaptação da Organização 20

5.1 Ética Administrativa 20

5.2 Tecnologia 22

5.3 Responsabilidade Social 23

5.4 Sustentabilidade Empresarial 25

5.5 Ambiente Organizacional 27

5.5.1 Ambiente Global das Organizações 27

5.5.2 Ambiente Interno 27

6 Empresa Ticket Serviços S/A 29

6.1 Coleta de Dados/Entrevista 29

6.2 Análises dos Dados 31

7 Conclusão e considerações finais 32

8 Referências Bibliográficas 33

1 RESUMO

No mundo atual os administradores são de grande importância para o funcionamento das sociedades. Nesse projeto será apresentado a história da Administração desde os tempos da Antiguidade até os dias de hoje, abordando as Teorias Administrativas até sua evolução. As várias teorias dentro da administração nos mostram as antigas e as novas abordagens usadas pela mesma. Desde teorias que nos mostram o estudo psicológico das pessoas até as formas de departamentalização e comunicação usadas dentro de uma organização. Será abordado também o Profissional Administrador relatando sua função e sua importância para o equilíbrio organizacional. Para a parte prática será entrevistado o Gerente de Operações e seu Gestor relatando o trabalho do administrador hoje dentro das organizações.

2 Introdução à Administração

Nos dias de hoje a administração é fundamental para o equilíbrio das organizações. É por isso que grandes nomes como Taylor, Fayol e Mayo entre outros estudaram a atuação dos mesmos e definiram variáveis para a administração que são: a competitividade, a estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e tarefas, assim foram formadas a Teoria Geral da Administração.

As várias teorias dentro da administração nos mostram as antigas e as novas abordagens usadas pela mesma. Desde teorias que nos mostram o estudo psicológico das pessoas até as formas de departamentalização e comunicação usadas dentro de uma organização.

Segundo Chiavenato (2011), a administração é um processo contínuo e sistêmico que envolve planejar, organizar, dirigir e controlar recursos e competências para alcançar metas e objetivos, e que se aplica uma variedade de recursos humanos, financeiros, materiais, tecnológicos e informação. Devido ao avanço tecnológico e o desenvolvimento do conhecimento a Administração se tornou uma das mais importantes áreas da atividade humana e está sendo considerada a principal chave para a solução dos mais graves problemas que afligem o mundo moderno.

2.1 História da Administração

A Administração teve suas ideias e teorias mais desenvolvidas a partir do século XX, porém desde os tempos da Antiguidade ela teve muita influência da Filosofia, com os conceitos de Sócrates que a expõe como uma habilidade pessoal, Platão que expõe a forma democrática de governo como a preferida na Administração, e Aristóteles que classificou a Administração pública como monarquia, aristocracia e democracia.

A partir da Idade Moderna é possível identificar preocupações referentes aos problemas administrativos, alguns exemplos são: Thomas Hobbes , que defendeu o governo absoluto em função da visão pessimista da humanidade; Jean-Jacques Rousseau que desenvolveu a teoria Do Contrato Social onde o Estado surge a partir de um acordo de vontades; e Karl Marx que desenvolveu a teoria da origem econômica do Estado onde o poder político é o fruto da dominação econômica do homem pelo homem.

Após a queda do Império Romano, a Igreja Católica passou a ser a maior organização da época, influenciando a evolução do pensamento administrativo. Na ciência vários nomes também influenciaram a Administração, como, Francis Bacon (1561 – 1626), René Descartes , Galileu Galilei , e Isaac Newton.

Com a Revolução Industrial que acarretou na substituição do ferro pelo aço, do vapor pela eletricidade, e no desenvolvimento das máquinas automáticas, surgiu também uma nova forma de organização capitalista que influenciou no surgimento das teorias administrativas.

Tudo na Administração é relativo devido à complexidade das circunstâncias das organizações e dos problemas cotidianos, por isso existem várias teorias que funcionam como modelos que possibilitam a reflexão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com