TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Artigo: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este trabalho busca identificar através de alguns dados já existente ,como perfis já citados no texto, a melhor opção de escolha e orientação para darmos sequência da saúde de uma empresa já existente, colocando no topo da hierarquia um sucessor capaz de dirigir e dar continuidade no negócio familiar ,avaliando suas capacidades , habilidades e tendências.

Para CHIAVENATO, Administração ,2010 pag 68 , 69

As competências do administrador

Como a administração significa atingir resultados com os recursos disponíveis e para alcançar resultados, o administrador precisa reunir e desenvolver certas competências fundamentais:

1.Conhecimento:é o saber acumulado pela aprendizagem .Representa hoje a maior riqueza do mundo atual . Para tanto o administrador deve ter capacidade de aprender cada vez mais e rapidamente. Além disso aprender continuamente, fazendo com que toda experiência pessoal seja convertida em conhecimento.

2.Habilidade:é o saber fazer .Em outra palavras, é a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido seja na solução de problemas, na melhoria da situação ou em inovação para fazer algo completamente novo e diferente .Significa colocar em prática o conhecimento e torna-lo rentável e agregar valor por ele.

3.Julgamento:é o saber analisar cada situação .Obter dados e informação a respeito e ter espírito crítico suficiente para ponderar com equilíbrio ,definir prioridades e tomar decisões a respeito.

4.Atitude:é o saber fazer acontecer .Envolve uma atitude empreendedora no sentido de sair da zona de conforto ,assumir riscos e lutar para atingir um determinado objetivo ou resultado.

Chiavenato ,Idalberto

Administração/Idalberto Chiavenato .-Rio de Janeiro : Elsevier ; São Paulo Anhanguera,2010,pag 68 e 69

Segundo CHIAVENATO, Administração Teoria ,processo e prática,2010 pag 79, 80

Mudança organizacional

Como ambiente em que a empresa opera é extremamente mutável e dinâmico, a empresa também precisa adaptar-se continuamente a ele. Em outras palavras , a mudança organizacional passa a ser um imperativo para que a empresa possa ser bem sucedida. Implementar e liderar um processo de mudança organizacional é tarefa fundamental do administrador, a começar pelo executivo principal da empresa. A mudança pode ser complexa e requer dezenas e centenas de gerentes e líderes , cada qual fazendo sua parte.

A resistência pode ser intransponível. Todavia , a mudança deve ser levada adiante para que a empresa continue servindo seus clientes.

Referência bibliográfica

1. Michael Beer ,Ruyssell Eisenstat & Burt Spector.” Why Change Programs Don´t Produce Change”. Harvard Business Review<nov./dez.de 1990,p.158-160

Habilidades do gestor

Conhecimento-Habilidades- Julgamento-Atitudes em ordem conforme á necessidade Paulo Iran

Aprender a aprender X X

Aplicar o conhecimento X -

Trabalho em equipe X X

Ter espírito crítico - X

Atitude empreendedora X X

Agente de mudanças - X

Liderança X -

Definir prioridades X -

Transmitir conhecimento X X

Avaliar a situação X -

Obter dados e informação - X

Julgar os fatos X -

Ponderar com equilíbrio X -

Inovação X X

Assumir risco X -

Foco e resultado X X

Auto realização X X

Ampliar conhecimento - X

Compartilhar conhecimento X -

Visão global e sistêmica X -

Motivação - X

Comunicação X x

Legenda:(X)competência e habilidade identificada;(-)deficiência de competência e habilidade.

Levando em consideração os itens que denotam um bom plano de gestão para uma empresa se manter viva ,conforme a sequência da tabela acima ,tendo como base de análise as habilidades e competências verificadas hoje em cima dos dois pretendentes ao cargo de direção ,verificamos que Paulo tem uma maior capacidade de assumir o cargo ,no qual se necessita lapidar algumas arestas em cima de alguns itens que possui menos habilidade.

As habilidades do Administrador

Para CHIAVENATO, Administração ,2010 PAG 69,70

1.Habilidades Técnicas :consistem em utilizar conhecimentos ,métodos , técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas com base em seu conhecimento e experiência profissional .É a habilidade de fazer coisas concretas e práticas, como desenhar um projeto ,compor um cronograma ,elaborar um programa de produção ,entre outras .

2.Habilidades humanas: consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas e, por intermédio delas , saber comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz. O administrador trabalha com pessoas e com equipes de pessoas. E a habilidade de lidar com pessoas significa educá-las ,ensiná-las , orientá-las .liderá-las e motivá-las continuamente .Isso envolve liderança ,comunicação ,motivação ,contrução de talentos e de equipes . Sem tais habilidades , o administrador nada consiguirá .No fundo o administrador faz uso de pessoas para conseguir resultados.

3.Habilidades conceituais : consitem no comportamento e a capacidade de lidar com idéias e conceitos abstratos. Essa habilidade permite que o administrador faça abstrações e desenvolva filosofias , valores e princípios de ação. A habilidade conceitual proporciona idéias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber onde chegar , afim de definir o comportamento e as ações futuras necessárias , além da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com