TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Pesquisas Acadêmicas: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  5.886 Palavras (24 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. AS DEFINIÇÕES E OS TIPOS DE PLANEJAMENTO

3. PESQUISA COMPARATIVA

4. CONCEITO DE PLANEJAMENTO

5. PLANO ESTRATÉGICO PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

6. PLANO ESTRATÉGICO CULTURAL

7. DEFINIÇÃO DE NÍVEIS DE DIREÇÃO

8. CONCLUSÕES

9. ANALISE CRITICA SOBRE OARTIGO

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS

11. REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como principal objetivo abordar a importância e conceito do Planejamento Empresarial, apresentando as diferenças e conceitos de Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional, também abordaremos um pouco sobre a importância da Organização Empresarial, e a Direção da ação Empresarial. Sobre o ponto de vista, administrar significa tornar viável, escolher opções definir entre várias alternativas, o melhor custo da ação.

A importância do Planejamento nas atividades do Administrador que deseja obter sucesso empresarial. Na antiguidade, onde o homem era nômade, não existia planejamento nenhum, prevalecia apenas o instinto de sobrevivência, o homem não plantava, e nem criava animais, somente existia devido às caças e pescas e quando os alimentos findavam-se, migravam para outros lugares. Com o passar do tempo, o homem descobriu a agricultura, criando-se assim uma das primeiras formas de planejamento, pois tinha que calcular o quanto seria necessário plantar para poder sustentar toda a tribo, e também em quanto tempo levaria para começar a colher, com isso precisou planejar o estoque necessário, quanto tempo poderia ficar estocado a colheita, e formas de ganhar mais alimentos. Com o passar dos tempos, descobriu que também era possível criar animais, e assim começou um segundo estagio de planejamento, onde tinha que planejar a quantidade de alimentos que teria de plantar para sustentar a tribo e os animais, planejou também o espaço necessário para poder cuidar do rebanho, a forma mais coerente de administrar essa criação, e também como proteger o rebanho de possíveis invasores e predadores naturais, enfim, uma série de processos. Mais um pouco além, começou a era dos negócios, onde era efetuada troca de sementes e alimentos por animais, e vice versa, não existia dinheiro, e sim produtos. Para se obter algum produto, era preciso ter outro em mãos, e começou então a era do planejamento de compras.

Como consequência desse comercio, cria-se a necessidade de moeda de troca, onde começou com sal e depois foram criados moedas de prata e outros tipos de metal. Tendo em base a evolução humana, começou a expandir o comercio, criando as pequenas empresas rurais, e as pequenas vendas, onde era centralizado todo tipo de produto, gerando mais comodidade para as pessoas. Começa então o planejamento de compras, e com isso a humanidade começar e crescer de forma acelerada. Hoje em dia, tudo isso que foi mencionado anteriormente pode passar despercebido, ou não fazer diferenças para as pessoas, mas é o principio de todas as formas de planejamentos que hoje existem. Hoje o planejamento passa a ser a ferramenta mais utilizada que temos. Tudo requer um planejamento. Planejamento para começar a fazer uma faculdade, planejamento para comprar um carro, planejamento familiar, estudando a família como se fosse uma empresa, vendo os rendimentos e as saídas, e calculando assim quantos filhos o casal pode ter, calculando a forma e o padrão de vida da família. Levando em consideração os textos do Livro PLT e os artigos dos Professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos, podemos concluir que o planejamento é de suma importância em nossas vidas e principalmente nas empresas, para que possamos alcançar o sucesso sem cometer erros que estaríamos mais vulneráveis sem a utilização e aplicação do mesmo.

2. AS DEFINIÇÕES E OS TIPOS DE PLANEJAMENTO:

Planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançar da melhor maneira possível. Trata se de um modelo teórico para a ação futura Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.

O planejamento serve de auxilio para toda pessoa ou organização que queira, ou seja exigido um comprometimento no alcance de um ou mais objetivos, onde se necessite coordenação e acompanhamento de esforços e aplicação de recursos humanos, financeiros e materiais. Ele é utilizado e aplicado para se ter garantia do atingimento dos objetivos primeiros. Problemas encontrados no meio do caminho devem serresolvidos com criatividade, mas essa criatividade e resolução de problemas têm que focar e estar coerentes com os objetivos traçados inicialmente.

O planejamento é uma ferramenta para se garantir o alcance dos objetivos. O planejamento ajuda a eliminar soluções impensadas ou pouco aderentes aos objetivos maiores do planejamento. O planejamento deve ser feito a cada período de atividades onde surjam novos desafios, ou novas situações, ou quando a realidade difere dos pressupostos usados como base do planejamento. O planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida a longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas , se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referente a decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro, há três tipos de planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com