TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Da Produção

Casos: Administração Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO 6° SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

E OPERAÇÕES

PROFº ANTONIO CARLOS

Piracicaba

2013

(PASSO 1)

A Modernidade é uma faca de dois gumes, ambos tem seus aspectos positivos e negativos. Após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levou grande parte da população ao desemprego. Ocorreu grandes mudanças dentro das organizações com a evolução histórica, como por exemplo: Com a criação das máquinas a mão de obra do homem foi se desvalorizando com o tempo. Pois o que 10 funcionários faziam em um setor, a maquina acabou tomando o seu lugar,ocupando esse espaço. Nessa época, muitas pessoas tiveram dificuldades para sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. Pois muitas dessas pessoas sofreram maus tratos como empregados após a Revolução Industrial. Esses fatores causaram criticas ao capitalismo, militarismo, liberalismo, fascismo, nazismo, imperialismo entre outros. Nessa revolução com a escassez do emprego (do trabalho manual) houve uma facilidade maior que levavam algumas pessoas a criminalidade e a escravidão.

A administração da produção existe desde sempre quando nossos antepassados polia pedra em busca de um utensílio mais eficaz. Nesta época não existia o comercio, os utensílios serviam apenas para quem os produzia. Em seguida surge a primeira forma de produção organizada por meio dos artesãos, que com maiores demandas começa a contratar ajudantes e a estabelecer prazos de entrega e classificar prioridades. Com o surgimento da revolução industrial a produção artesanal entra em decadência. Com a descoberta da maquina, em 1764 começa se a substituição das pessoas pelas maquinas.

Tempos depois nestas fabricas surge a administração da produção que pode ser definida como a área da empresa capaz de produzir bens ou serviços por meio das melhores decisões e responsabilidades advindas de seus gerentes de produção. Estes profissionais são responsáveis por utilizar alguns ou todos os recursos disponíveis para a função produção sempre com vistas aos objetivos definidos pela organização. Esta produção se concretiza por meio das operações que compõe as atividades da empresa capaz de produzir bens ou serviços que podem alterar em função da demanda, do volume, da variedade ou contato com o consumidor. Em empresas prestadoras de serviços o principal material será a informação, já em indústrias o processo será o percurso do material desde sua entrada até sua saída já transformado utilizando sempre o trabalho desenvolvido. Neste contexto as organizações buscam constantemente por melhores métodos de trabalho e processos capazes de obter melhores práticas de produtividade.

Os ambientes envolvidos neste processo têm possibilidades de oferecer as melhores condições de produção para todos os envolvidos, e neste contexto estão envolvidos os ambientes interno e externo à organização. No ambiente interno faz se necessário analisar se há tecnologias, finanças, marketing, suprimentos e principalmente pessoas para gerar os melhores produtos ou serviços. No ambiente externo é preciso analisar os fornecedores o governo a concorrência os consumidores a comunidade a tecnologia e os sindicatos, todos eles direto ou indiretamente influenciam na produção e na produtividade.

Os conceitos na administração de produção e operações são: Just-in-time, Engenharia simultânea, Tecnologia de grupo, Consórcio modular, Células de produção, Desdobramento da função qualidade (QFD), Comakership, Sistemas flexíveis de manufatura, Manufatura integrada por computador, Benchmarking , Produção

Customizada. Através desses conceitos, hoje praticamente não existem produtos que não sejam industrializados ao alcance de nossas mãos, a maior parte dos produtos que consumimos (se não todos) passou por algum processo de extração ou transformação que alguma empresa se responsabilizou antes de sua disponibilidade. Isso nos faz lembrar que existem 3 tipos de empresas relacionadas à máquina da produção.

Empresas Primárias ou Extrativas: Responsáveis pela extração da matéria prima bruta, ou o elemento primário de qualquer produção, ou seja, mineração, agropecuária, etc.

Empresas Secundárias ou Transformadoras: Como o próprio nome já diz, são as organizações que recebem a matéria prima bruta e transforma-as em produtos para consumo, estamos falando das fábricas e indústrias.

Empresas terciárias ou Prestadoras de Serviços: São as empresas que estão diretamente ligadas ao consumidor final, pois além da prestação de serviços, relaciona-se diretamente ao comércio.

Empresas do terceiro setor: Podemos dizer que é o quarto tipo de empresa, identificada por atividades sem fins lucrativos, ou ONG´s (Organizações não governamentais) se diferencia justamente por surgir de ideais ou missões pré determinadas nunca visando o lucro, diferente das outras que tem por objetivo comum “lucro”.

As empresas são organizações sociais, pois são constituídas por pessoas, que funcionam como um sistema, ou um conjunto de processos para alcançar determinado objetivo. Como dito anteriormente, as empresas podem ou não ter objetivos de “lucro”.

Na administração de produção, temos teorias mais clássicas, alguns economistas defendem os Fatores de Produção que dizia que a empresa era constituída por “Natureza, Capital e Trabalho”, estes fatores de produção eram citados com freqüência na Era Industrial, hoje a Era da Informação, ainda existem esse fatores, no entanto agregam “Conhecimento, Habilidade e Competências”.

Os fatores de produção implicam que a “Natureza” fornece os insumos necessários para a produção (matéria-prima), o “Capital” representa o dinheiro que faz a empresa funcionar, tal como compra de matéria-prima, pagamento de funcionários e o “Trabalho” refere-se naturalmente a mão de obra propriamente dita.

Hoje os Fatores de Produção são considerados os Recursos Empresariais e ganharam características Tangíveis e Intangíveis, podemos destacar como os principais recursos:

Recursos Físicos ou Materiais: Como o próprio nome diz é um Recurso Tangível, pois trata de tudo que a empresa dispõem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com