TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Da Produção

Ensaios: Administração Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O objetivo do presente trabalho é a identificação das principais funções da administração da produção, bem como a evolução histórica e conceitos relacionados, com o propósito de colocar o grupo em contato com os principais conceitos do assunto, de forma a aplicá-los na pratica.

Desenvolvimento

A evolução histórica da administração da produção

A função produção, entendida como conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, foi na pré-história que começou à industrialização, começou quando o homem polia a pedra para transformá-la em utensílio mais eficaz. Nesse primeiro estágio, as ferramentas e os utensílios eram utilizados exclusivamente por quem os produzia, ou seja, inexistia o comércio, mesmo que de troca ou escambo. O artesão foi primeiro a produzir organizadamente, com o tempo o artesão foi substituído pela indústria. Neste caso mencionar a evolução da produção de pequenas para grandes escalas, como a produção em serie e utilizando cada vez mais a tecnologia para produzir mais competitividade de mercado.

No fim do século XIX, surgiram nos estados unidos os trabalhos de Frederick W. Taylor, considerando o pai da Administração Cientifica. Com os trabalhos dele, surge a sistematização do conceito de produtividade, isto é, a procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção, com o objetivo de se obter melhoria da produtividade com o menor custo possível. Essa procura ainda hoje é o tema central em todas as empresas, mudando-se apenas as técnicas utilizadas. A análise da relação entre o output- ou, em outros termos, uma medida quantitativa do que foi produzido, como quantidade ou valor das receitas provenientes da venda dos produtos e/ou serviços finais – e o input- ou seja, uma medida quantitativa dos insumos, como quantidade ou valor da meteria-prima, mão-de-obra, energia elétrica, capital, instalações prediais e outras- nos permite quantificar a produtividade, que sempre foi o grande indicador do sucesso ou fracasso das empresas.

Na década de 1910, Henry Ford cria a linha de montagem seriada, revolucionando os métodos e processos produtivos até então existentes. Surge o conceito de produção em massa, caracterizada por grandes volumes de produtos extremamente padronizados, isto é, baixíssima variação nos tipos de produtos finais. Essa busca da melhoria da produtividade por meio de meio de novas técnicas definiu o que se denominou engenharia industrial.

• Just-in-time: É o gerenciamento da produção utilizando o mínimo de matéria prima e também solicita um severo controle de abastecimento.

• Engenharia simultânea: Abrange a participação de todas as áreas funcionais de empresa no desenvolvimento do projeto do produto, clientes e fornecedores são abrangidos com objetivos de reproduzir prazos, custos e problemas de fabricação e comercialização.

• Tecnologia de grupo: É uma filosofia de engenharia e manufatura que identifica as similaridades físicas dos componentes.

• Consorcio modular: São diversos companheiros trabalhando juntos dentro da planta de empresa, nos seus respectivos módulos para montagem do produto final.

• Células de produção: São pequenas unidades de manufaturas ou serviços com mecanismo de transporte e estoque intermediário, visando também obter um melhor controle de qualidade.

• Desdobramento da função qualidade: É a qualidade desdobrada em função que aprimoram os procedimentos e objetivos em cada estagio de ciclo de desenvolvimento dos produtos, desde a pesquisa até sua venda.

• Comakership: Ele representa o mais alto nível de relacionamento entre o fornecedor e o cliente. O fornecedor participa em varias fases do projeto, com seu planejamento, custos e qualidade, já que possui a garantia de contratos de fornecimento de longo prazo.

• Sistemas flexíveis manufatura: São instrumentos de controles numéricos interligados por um sistema central e por sistema automático de transporte.

• Manufatura integrada por computador: Integração total da operação manufatureira de sistemas de computador (CIM)

• Benchmarking: São as operações realizadas e comparadas entre uma unidade produtiva e com os indicadores apresentados por empresas lideres em seus segmentos.

• Produção customizada: É a produção personalização ao gosto do cliente, ou seja, é principio contrario da produção em massa, em escala industrial.

Empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com