TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Da Produção

Artigos Científicos: Administração Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 9

A EMPRESA

Como referência para nossos estudos, escolhemos uma empresa sistemista para linha agricola e automotiva, sendo sua a Razão Social denominada de Indústria de Plásticos Monrizzo Ltda, Nome Fantasia IPM, localizada na Rua Pedro Schwertz nº 47. Bairro Cruzeiro. Santa Rosa – RS.

A IPM é uma empresa de médio porte que atua no segmento de transformação de termoplásticos, produzindo peças tecnicas para o ramo agricola, tendo como publico alvo empresas montadoras de máquinas agricolas, tais como colheitadeiras, plantadeiras e tratores entre outros.

Missão:

“Fornecer produtos de qualidade com valor agregado para montadoras, buscando excelência em manufatura, visando satisfação de seus clientes e retorno aos sócios, sem a perda da consciência ambiental”.

Valores:

Ética

Crescimento Continuo

Valorização dos Recursos

O contato na empresa se deu atráves da colaboradora Deise Juliana Grutka que atua no cargo de Compras da empresa, sendo também integrante desta equipe de estudos.

PROCESSOS DE DEMANDA

As demandas da Indústria de Plásticos Monrizzo Ltda são planejadas em sua maioria com base nas previsões de vendas que são incluídas via sistema pelos seus principais clientes. Atualmente a IPM conta com 80% de suas vendas previsionadas/integradas via sistema com um prazo de antecipação de 12 a 18 meses, conforme desmonstra o quadro abaixo.

FONTE SISTEMA GERENCIADOR INDUSTRIAL DA INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS MONRIZZO – DESENVOLVIDO PELA PRESTADORA DE SERVIÇOS MEGASOFT.

Para o restante do planejamento da demanda a IPM utiliza-se do histórico de vendas por período (sazonalidade de vendas) e também do contato da área comercial com os clientes, para estimativa e perpectiva de venda a curto, médio e quando for cabível em longo prazo, quadro abaixo.

FONTE SISTEMA GERENCIADOR INDUSTRIAL DA INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS MONRIZZO – DESENVOLVIDO PELA PRESTADORA DE SERVIÇOS MEGASOFT.

Um facilitador do processo acima listado é a identificação e comunicação do lead time de todos os produtos da empresa, sendo a venda de itens não previsionados somente são realizadas após a consulta de estoques. Vale ressaltar que a mesma identificação de lead time ocorre nos produtos, matérias-primas e componentes de compras, utilizados nos processos produtivos.

Os ciclos dos processos são controlados pelas Ordens de Fabricação (OF), que na emissão calcula automaticamente o tempo e a matéria-prima necessária para conclusão da ordem de produção. O controle da produtividade dos funcionários é feito apartir desta mesma OF, com o preenchimento das quantidades produzidas.

Os estoques são controlados via sistema, sendo que todas as produções possuem data para finalização com no minimo 30 dias antes dos estoques ficarem negativos. Quanto aos estoques de materiais necessários para realização da produção estes possuem em seus cadastros pontos de pedido, ou seja, quando estoque chega ao ponto limite o sistema emite um alerta informando da necessidade de aquisição de suprimentos, sendo consideradas todas as ordens de fabricação previstas via sistema. Para que todo o planejamento ocorra de acordo com o estruturado, inventários são realizados regularmente, sendo ponto de apoio além do sistema devidamente alimentado (entadas, saídas, baixas por reprovações, baixas por consumo etc.) o constante monitoramento dos estoques pelos funcionários vinculados a estes setores, sendo comunicado imediatamente o PCP qualquer divergência constada entre o estoque fisico e o estoque no sistema.

Na ocorrênca de estoques negativos, as causas são apuradas e a empresa mobiliza-se para que estes sejam imediatamente sanados, utilizando, por exemplo, reprogramação das horas de produção, alterando a fila de ordens de fabricação, aumentando a carga horária de funcionários x máquinas quando necessário ou ainda utilizando-se da janela de atendimento aos clientes.

PLANEJAMENTO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO

Planejamento e Controle da Produção também conhecido como PCP, é conhecido por ser o departamento responsável pela continuidade dos processos produtivos em uma indústria. Tem por objetivo, como o próprio nome nos diz planejar e controlar o processo fabril, assegurando a produção do que foi planejado no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, para atingir estes objetivos o PCP reúne informações vindas de diversas áreas do sistema de manufatura, coletando dados e informações, transformando-as em planejamento para que a demanda seja atendida quando e quanto o solicitado.

Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

O que produzir? Produto

Quanto produzir? Quantidade

Onde produzir? Qual máquina - Logística

Como produzir? Processo

Quando produzir? Data

Com o que produzir? Material

Com quem produzir? Mão de Obra

A partir da configuração do processo de produção, o PCP irá criar uma planilha de produção, sendo também esse documento denominado em algumas literaturas como carta mapa de produção ou ainda plano mestre de produção (PMP), que é a diretriz de produção.

Trata-se do conjunto de atividades da administração da produção relacionadas à alocação eficaz e eficiente dos recursos de produção da organização (materiais, máquinas, equipamentos e pessoas) para a produção dos bens e serviços demandados pelos clientes.

O planejamento da produção efetuado de forma eficiente viabiliza a gestão dos estoques, considerando que, para a determinação dos estoques de segurança é necessário que a programação do fornecimento seja realizado com antecedência, o que demonstra a importância da previsão de venda anteriormente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com