TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Da Produção E Operação

Pesquisas Acadêmicas: Administração Da Produção E Operação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  3.100 Palavras (13 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS

Nome RA:

Administração da Produção e Operações

Trabalho apresentado à disciplina de

Administração da Produção e Operações

Para fins de avaliação no curso de

Administração 6 Semestre, sob

Orientação do Prof.º .

Dourados 30/09/2013

Introdução

Neste trabalho abordaremos que administração da produção e operação, faz com que as organizações produzam bens e serviços. Planeja, organiza, dirige e controla a produção de bens e serviços e explicaremos todos os tipos de ciclos de vidas de produto os cujos de produção e o layout das empresas atuais, como o armazenamento pode ajudar as empresas e qual seu beneficio para os clientes, robustez de produtos, como trabalhar com ferramentas sem se esforçar muito com técnicas que facilitam o trabalho e com isso aumenta a produção.

Administração da Produção e Operações

Manufatura e Serviços

Podemos dizer que manufatura e serviços abordam temas relativos a fabricação de bens tangíveis, como: arranjo físico, processos de fabricação, planejamento e controle da produção, controle da qualidade, manutenção das instalações fabris, manuseio e armazenamento de materiais, produtividade da mão-de-obra direta e etc. Hoje isso não é mais verdadeiro, o setor de serviços emprega mais pessoas e gera maior parcela do produto interno bruto na maioria das nações do mundo.

Fluxo de Mercadorias, Serviços e capitais

É um meio onde o consumidor tem a base de todos os esforços feitos na empresa. Atende-lo da melhor forma possível para atender o objetivo de toda a empresa. As empresas precisam cada vez mais de esquemas de distribuição rápidos e eficazes, com vários depósitos de produtos acabado junto aos mercados consumidores, ou esquemas de entrega extremamente ágeis, pois o prazo de entrega é fator essencial na decisão de comprar. A logística empresarial parte integrante da administração das operações, constitui um conjunto de técnicas de gestão da distribuição e transporte dos produtos finais, do transporte e manuseio interno às instalações e do transporte das matérias-primas necessárias ao processo.

Fábrica do Futuro

Geralmente quando ouvimos a expressão fabricado do futuro, pensamos em diversas coisas diferentes, como por exemplo: Robôs, computadores comandando organizações. Essa é uma visão que não corresponde à realidade. A fabricado do futuro será caracterizada por outros aspectos, além de um elevado grau de automação. Será o uso generalizado do CAD, CAM, CIM, MRP II, ERP,EDI e, acima de tudo destaca-se a presença do trabalhador do conhecimento ( o knowledge worker, o colaborador que usa a cabeça, o saber, mais do que as mão). Outra característica da fábrica do futuro é a alta produtividade. O número de atividades que não agregam valor ao produto é reduzido a praticamente zero. Assim podemos dizer que a fábrica do futuro apresenta as seguintes características:

Organização da produção: As atividades que não agregam valor são eliminadas. A filosofia de fazer certo desde a primeira vez será levada ao extremo. Os métodos de trabalhos terão mecanismos para a prevenção de problemas, os níveis de estoque serão baixíssimos, pois o just in time estará em toda parte e os componentes serão entregues diretamente na linha de fabricação ou montagem.

Projeto dos produtos e dos processos: Os projetos dos produtos serão desenvolvido juntamente com os processos onde são fabricados. A atenção aos objetivos do cliente ira guiar o projeto, e a utilização de técnicas como o QFD (quality function deployment) e a análise de falhas (failure mode and effect analysis) assegura maior qualidade e confiabilidade aos produtos.

Layout: É o elemento determinante da fabrica do futuro. As fabricas grandes até intão tidas como padrão são divididas em varias pequenas unidades dentro da fábrica original, devidamente focalizadas, organizadas em células de produção, com elevado grau de automação. São comuns as ilhas de automação.

Comunicação visual: A comunicação visual estará cada vez mais presente em nossas fábricas e escritórios. As informações sobre produção, produtividade, objetos atingidos, e a atingir, porcentagem de refugos, etc. Na fábrica do futuro as informações serão disponibilizadas em tempo real, com a utilização de painéis eletrônicos conectados a vários terminais de entrada de dados e de leitores ópticos, que, como parte integrante de sistema de códigos de barra, irão monitorar o processo produtivo, recebimento de matéria primas expedição de produtos acabados, o ponto dos colaboradores e etc.

Posto de trabalho: O posto de trabalho será projetado em vista os conceitos de ergonomia procurando o conforto, bem estar e segurança dos colaboradores. O ambiente de trabalho, além de extremamente limpo contará com florais, jardins e verdadeiras salas de estar, com poltronas, cafezinhos, jornal do dia, revistas e etc. Tudo no meio das maquinas ao lado de corredores com transito de empilhadeiras e outros meios de transportes internos.

Compromisso com o meio ambiente: A fábrica do futuro será ecologicamente correta, isto é, não será poluidora. Todas serão certificadas nos termos da ISSO 14000 ou normas correspondentes. A preocupação de se trabalhar com materiais recicláveis será de todas elas.

Usinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com