TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Da Produção E Operações

Dissertações: Administração Da Produção E Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

As siglas MRP, MRP II e ERP são bastante difundidas entre o pessoal que direta ou indiretamente lida com os processos produtivos, tanto de bens tangíveis quanto de serviços. MRP I, ou MRP, é a sigla de material requirement planning, que pode ser traduzido por “Planejamento das necessidades de materiais” O MRP surgiu da necessidade de se planejar o atendimento da demanda dependente, isto é, aquela que decorre da demanda independente. A demanda independente decorre das necessidades do mercado e se refere basicamente aos produtos acabados, ou seja, àqueles que são efetivamente entregues ao consumidor.

Como a maioria das empresas fabrica mais de um produto, os quais muitas vezes utilizam um grande número de peças ou componentes comuns, é fácil perceber a extensão do problema que seria controlar todos os componentes para todos os produtos finais fabricados ou montados, levando em conta os estoques disponíveis, as entregas previstas, as compras em andamento, com seus respectivos prazos de entrega e perspectivas de atrasos. Seria praticamente impossível gerir todo esse conjunto de informações sem o auxílio de um computador.

Assim, o MRP, como hoje o conhecemos, só se viabilizou com o advento do computador.

Com o desenvolvimento da capacidade de processamento dos computadores, aliado ao advento dos microcomputadores, cada vez mais acessíveis, expandiu-se o conceito do MRP até então utilizado. Assim além dos materiais que já eram tratados, passou-se a considerar também outros insumos, como mão-de-obra, equipamentos, espaços disponíveis para estocagem, instalações, entre outros. Os softwares com tais capacidades de processamento passaram a ser denominados sistemas de manufacturing resources planning, que pode ser traduzido por planejamento dos recursos de manufatura. Como a sigla de Manufacturing resources planning (MRP) é a mesma de material requirement planning (MRP), convencionou-se chamar a primeira de MRP II. Com os posteriores aumentos da capacidade de processamento dos computadores, ampliou-se ainda mais a abrangência dos recursos envolvidos, passando-se do MRP II ao ERP, sigla de enterprise resource planning, “planejamento dos recursos da empresa”.

Outras informações importantes são os tempos de entrega para os itens comprados, os tempos de fabricação para os itens produzidos internamente, os estoques de segurança e a quantidade requisitada.

Quando se trata de um software baseado no MRP II, é fornecida uma quantidade bem maior de dados sobre o produto, como preço unitário, fornecedores, inclusive fornecedores alternativos com ordem de preferência, processo de fabricação, equipamentos, inclusive os alternativos, com ordem de preferência, roteiros de fabricação e seus respectivos centros de consumo, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com