TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Da Produção E Operações

Dissertações: Administração Da Produção E Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

Unidade de Ensino: UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Curso: ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: Estatística

Nome: Thiago Rodrigues Andrade

RA: 364005

Título da Atividade: ATPS Estatística

Professor: Ivonete Melo de Carvalho

Cidade: Macaé-RJ

Data da entrega: 28/09/2013

ETAPA1

• Resumoteórico dos artigos:

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP);

Conceito e aplicações da Estatística.

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP)

O referido artigo tem como objetivo realizar um estudo de caso em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP).

Consiste também em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar particularidades e características do processo, bem como oportunidades de melhorias aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa.

Nesse estudo, serão utilizados principais tipos de gráficos de controle já consagrados

na literatura, tais como:

* Gráfico de controle para observações individuais;

* Gráfico da amplitude móvel;

* Gráfico da média móvel exponencialmente ponderada

* E gráfico da soma cumulativa.

O trabalho limita-se em realizar análises estatísticas sobre os dados fornecidos para estudo e possivelmente construir conjecturas baseadas nas informações transmitidas pela empresa, esperando e acreditando na fidedignidade e veracidade das mesmas, sem, desprezar toda e qualquer informação.

Conceito e aplicações da Estatística

O primeiro dado estatístico disponível foi o de registros egípcios de presos de guerra na data de 5000 a.C., em 3000 a.C. existem também registros egípcios da falta de mão-de-obra relacionada a construção de pirâmides. No ano de 2238 a.C. o Imperador da China Yao, ordenou que fosse feito o primeiro recenseamento com fins agrícolas e comerciais. Em 600 a.C. no Egito todos os indivíduos tinham que declarar todos os anos ao governo de sua província a sua profissão e suas fontes de rendimento, caso não a fizessem seria declarada a pena de morte.

A Estatística remonta a antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre habitantes, riqueza e poder dos povos. Na Europa Ocidental os governantes preocupavam-se com a difusão de doenças endêmicas, então começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVII e XVIII os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

A Estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados. Para a utilização dos mesmos na tomada de decisões, a estatística possui dois grandes ramos:

1- Estatística Descritiva: compreende a coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa.

2- Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza.

Fundamentam ainda, as medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade.

A estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumi-los, analisa-los, interpretá-los e deles extrair conclusões (Triola, 1998).

O Artigo “Conceito e Aplicações de Estatística”, fala da formação básica que permite ao estatístico utilizar técnicas como:

Efetuar levantamentos e análises de informações;

Planejar e realizar experimentos e realizar pesquisas em várias áreas científicas;

Formular a solução para os mais variados e complexos problemas concernentes à melhoria e otimização dos processos.

Exemplo das atuações onde o estatístico atua com maior relevância:

Indústria: Começa no estudo de implantação de uma fábrica até a avaliação de necessidades de expansão industrial.

Recursos Humanos: Na área de RH realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos de habilidades dos empregados e atividades desenvolvidas por eles.

Universidades e Instituições de Pesquisa: Podem atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas á Estatísticas, assessorar pesquisadores de outras áreas dando-lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas.

Área de Demografia: Estuda a evolução a as características da população.

Área de Marketing e Análise de Mercado: decisão relativa de preços, previsão de vendas, logística a distribuição e nas decisões de canais, desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias, etc.

Área Financeira e Bancária: Departamento de seguros e análise atuarial, seleção de investimentos, desenvolvimento de modelos financeiros, informações gerenciais, carteiras de investimentos, fluxo de caixa, avaliação e projeção de indicadores financeiros, contábeis, e acompanhamento dos produtos e serviços financeiros.

O Perfil do Estatístico têm a finalidade de orientar, disciplinar a fiscalizar o exercício da profissão em todo o território Nacional.

A formação acadêmica do Estatístico ETA fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com