TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materias

Artigos Científicos: Administração De Materias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

Definição Organizacional

Para que uma organização seja bem sucedida em seus objetivos, ou seja, obtenha lucro sobre o capital investido é necessário que haja trabalhos contínuos de melhoria e revisão dos processos aplicados em produção, administração de matérias e no fluxo dos produtos, na distribuição física.

Para tanto atualmente as empresas buscam cada dia mais por profissionais altamente qualificados para gerir a área de logística e fazer com que os conceitos logísticos atendam à demanda do mercado. Percebe – se logo, que a logística só existe em função de se cumprir as exigências do mercado.

Nesse caso os processos devem ser desenhados para que a organização tenha o menor acumulo de custos possíveis, enfrentando as dificuldades logísticas de uma maneira tal que a competitividade organizacional não seja atingida negativamente no mínimo na formação dos custos que levam em última instância na formação dos preços.

O expert em gestão da cadeia de suprimentos – supply chain management Ronald Ballou enfatiza garantir a eficiência operacional na empresa é uma definição superior para que se alcance a meta de diminuição dos custos, porém, enfatiza também que todas as empresas que visam sempre e, prioritariamente a excelência operacional, podem se esquecer de entregar valor para o mercado. Em geral é necessário que exista um equilíbrio entre as variáveis excelência operacional e entrega de valor para que a equação tenha um resultado positivo para a empresa.

Devido ao grande advento tecnológico que vivemos desde a última década fica cada dia mais difícil fazer com que as pessoas, o mercado, de modo geral percebam as dificuldades de fluxo que as empresas tem de enfrentar para disponibilizar um produto com competitividade e baixo custo, além de qualidade. O que o mercado quer é satisfação total das suas necessidades.

Parafraseando aquilo que Ronald Ballou descreve de nada adiantaria competir por melhores preços entre os fornecedores, desenvolver produtos superiores em qualidade e por fim, bom preço de venda se no final dessa cadeia o cliente não pode encontrar o produto na prateleira do ponto de venda no momento em que deseja. Nesse caso, toda a excelência operacional não criou valor ao cliente uma vez que ele não encontrou o seu produto, irá procurar por outro que certamente vai suprir suas necessidades.

Definição do Problema

Com base nos conceitos de Ronald Ballou e da bibliografia pesquisada o grupo decidiu-se por alinhar as variáveis excelência operacional e entrega de valor, pois sabemos que cada dia mais rapidamente a forma como são conduzidos os negócios devem ser reformuladas e associadas às melhores práticas de mercado sempre que surge uma nova tendência ou cultura.

Com base nisso colocaremos o conceito de logística a serviço do marketing para posicionarmos a nova empresa criada pelo grupo num patamar quase único e excelência operacional e entrega de valor de maneira completa.

A Logística

A Logística é parte fundamental deste estudo entre as ferramentas necessárias para o atendimento ao mercado. Os conceitos de logística são cada vez mais necessários quando o objetivo é abreviar o tempo despendido entre o pedido e a entrega. No entanto, essa não é sua única atribuição.

“A logística envolve planejamento, implantação e controle dos fluxos físicos de materiais e produtos desde o ponto de origem até os pontos de consumo para satisfazer as necessidades dos clientes. Assim, sua visão sistêmica exige o entendimento de todos os componentes do sistema logístico em conjunto e a compreensão das relações entre eles.”

Supply Chain Management

A logística integrada substitui a antiga visão de que logística se resumia apenas a um eficiente sistema de encher um caminhão com o máximo de produtos possíveis a fim de otimizar os custos com fretes e combustível. Uma nova visão integra os sistemas de informações com os fluxos de materiais e de produtos, a fim de produzir uma cadeia entre fornecedores, empresas de manufatura, pontos de distribuição, depósitos e varejistas para que as mercadorias sejam produzidas e distribuídas nas quantidades certas, enviadas para os locais certos e no tempo certo a fim de minimizar os custos e satisfazer os níveis de serviço dos clientes.

A integração Marketing e Supply Chain Management

Nesse contexto, a logística e o marketing, na maioria das empresas , continuam sendo desenvolvidos de forma isolada, mas com o mesmo objetivo, que é o de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com