TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Micro E Pequenas Empresas

Artigo: Administração De Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  2.171 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 4.

Analise, dentre as opções abaixo, qual formato jurídico você escolheria para sua empresa e responda descrevendo o motivo da escolha, levando em consideração as vantagens e desvantagens apresentadas para a natureza jurídica escolhida.

• Empresa Individual de responsabilidade ilimitada (E.I.);

• Empresa Individual de responsabilidade limitada (E.I.R.E.L.I);

• Sociedades por Quotas de Responsabilidade Limitada (L.T.D.A.);

• Sociedade em Nome Coletivo (& CIA).

O formato jurídico mais adequado seria o de sociedade por quotas de responsabilidade limitada (Ltda.), pois é um dos mais utilizados.

Os sócios tem sua responsabilidade sobre os compromissos financeiros e fiscais da empresa, até o limite com que fizeram seu aporte de capital.

A legislação para a formação de empresas de responsabilidade limitada (Ltda.), é bem mais branda na voracidade fiscal e tributária.

A Contabilidade fisco-tributária e trabalhista, é bem mais simplificada e fácil de ser efetuada.

As divulgações dos movimentos de capitais na constituição da sociedade, bem como a entrada e saída de sócios, e, a divulgações dos resultados do exercício, não precisam ser divulgadas ao mercado e nem amplamente divulgadas em jornais inclusive seu balanço do exercício.

As contratações de empréstimos bancários quer seja com bancos privados ou federais, torna-se simplificada, não requerendo a apresentação de concordância das operações de empréstimo após a autorização pela assembléia de acionistas.

A principal desvantagem acontece no encerramento da empresa, pois os sócios precisam quitar todas as pendências tributarias e fiscais e obter certidões negativas.

Conclusão

Concluímos que, o formato jurídico mais adequado seria o de sociedade por quotas de responsabilidade limitada (Ltda.), pois é um dos mais utilizados. E o

patrimônio pessoal dos sócios não se comunicam com o patrimônio da sociedade, portanto os sócios não responderão (em princípio) por dívidas da empresa.

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »