TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Micro E Pequenas Empresas

Trabalho Universitário: Administração De Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera –

Trabalho apresentado à disciplina de Administração de Micro e Pequenas Empresas do curso de Administração, da UNIDERP – Pólo Itaquiraí - MS, como critério avaliativo da disciplina.

Itaquiraí, MS em 03 de Maio 2014

RESUMO

Este desafio consiste em elaborar uma lista de verificação e uma apresentação das habilidades requeridas do Administrador nas Micro e Pequenas Empresas. Devendo listar as principais informações que serão trabalhadas na possibilidade de exercer uma ótima administração, englobando desde os conceitos iniciais, passando pela administração financeira, gestão de custos e desenvolvimento de novos produtos.

SUMÁRIO

Introdução-----------------------------------------------

Relatório-------------------------------------------------

Conclusão-----------------------------------------------

Referências bibliográficas-----------------------------

INTRODUÇÃO

A atual realidade das micro e pequenas empresas no Brasil denota uma grande dificuldade de sua estabilização e crescimento em geral um dos pontos críticos da administração interna de uma empresa é o seu planejamento e controle financeiro, que por vezes é feito de forma pouco profissional, ou até incorreta, o que pode prejudicar decisões cruciais e ainda oferecer uma falsa visão sobre a saúde financeira da empresa aos seus proprietários ou investidores.

Por esses motivos o administrador deve ser um profissional capacitado a gerir os processos que envolvem toda estrutura organizacional de uma empresa, desde processos a finanças. Os administradores tem que conhecer os princípios básicos da necessidade e compreender perfeitamente que é fundamental priorizar a liquidez de uma empresa e com ela reduzir seus riscos.

RELATÓRIO

COMO SE DEFINE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS?

As pequenas e microempresas são geradoras automáticas de postos de trabalho a favor dos seus proprietários e empregam em média outros três funcionários. Sabemos que as pequenas empresas prestam contribuições singulares à economia brasileira. Também sabemos que nossa matriz de empregos é calculada em modelo produtivo que depende em demasia dos menores organismos empresariais porque eles fornecem grande parte de novos postos de trabalho. O nascimento e desenvolvimento das pequenas empresas devem ser compreendidos como um instrumento à disposição do Estado capaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Em 2006, as pequenas e microempresas representavam 98% dos empreendimentos formais brasileiros. Na época, havia cinco milhões de micro e pequenas empresas, cujo setor gerava 56%dos empregos, 26% da massa salarial e 20% do produto interno bruto o (PIB).

QUAIS OS DESAFIOS DO MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR?

Acreditar e apostar, mesmo sabendo que as dificuldades são muitas e o desafio muito grande. As questões enfrentadas no dia a dia, a respeito da forte tendência de fracasso alarmando num horizonte muito próximo, convivem esta figura destemida suportando o fardo pesado da condução da sua pequena empresa, o pequeno empreendedor é desafiado a cada instante a operar mágicas para garantir o equilíbrio mensal das contas da empresa. Testando-se na maioria das vezes em campos desconhecidos, onde as probabilidades de fracasso suplantam em muito as possibilidades de sucesso, o principal propósito do pequeno empresário é enfrentar apreensivo essa realidade, superar os obstáculos e, ao final, ganhar a batalha.

QUAIS SÃO OS RISCOS DE ABRIR UM NOVO NEGÓCIO?

É possível citar ao menos quatro tipos de riscos com os quais o empreendedor deverá lidar no seu futuro negócio, a saber: Riscos inerentes ao próprio negócio, ou seja, aquele que faz parte do exercício normal de uma determinada atividade. Por exemplo, numa empresa cuja atividade seja o transporte de cargas perigosas, o risco de acidentes é inerente;

Riscos envolvendo fornecedores. Um exemplo desse tipo de risco são os possíveis atrasos na entrega das mercadorias adquiridas; Riscos envolvendo consumidores, cujo melhor exemplo é a inadimplência; Riscos apresentados pelos concorrentes, tais como menores preços e melhores condições de pagamento que estes possam oferecer aos consumidores.

Alguns outros riscos a serem considerados na abertura de um novo negócio:

Sazonalidade; Efeitos da economia; Controles Governamentais; Existência de Monopólios; Setores em estagnação ou retração; Barreiras à entrada de empresas.

ELEMENTOS DA ESTRUTURA DE CAPITAL

COMPONENTE

FINALIDADE

FUNDOS DE LONGO PRAZO Devem ter uma carteira com prazo médio acima de 365 dias. Os fundos de longo prazo

estão sujeitos a uma alíquota mínima e come-cotas de 15% (após 720 dias).

ATIVO PERMANENTE É formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das suas atividades, sendo caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.).

ATIVO CIRCULANTE É uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo. Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras e etc.

CAPITAL PRÓPRIO É o valor líquido do patrimônio de uma empresa. O capital próprio é a diferença entre os ativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com