TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Operações

Ensaios: Administração De Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE CENECISTA DE SETE LAGOAS

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO – 6º PERÍODO

CLEITON PEREIRA LOPES

FERNANDO GUIMARÃES

LEANDRO GONÇALVES

LUCAS DO NASCIMENTO

OBJETIVOS DE DESEMPENHO

FLEXIBILIDADE

SETE LAGOAS, MG.

MARÇO DE 2014

CLEITON PEREIRA LOPES

FERNANDO GUIMARÃES

LEANDRO GONÇALVES

LUCAS DO NASCIMENTO

OBJETIVOS DE DESEMPENHO

FLEXIBILIDADE

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Faculdade Cenecista de Sete Lagoas como requisito parcial para a conclusão da disciplina Administração de Operações, orientado pelo Professor Renato Rocha.

SETE LAGOAS, MG.

MARÇO DE 2014

Conteúdo

OS OBJETIVOS DE DESEMPENHO DA PRODUÇÃO 3

CARACTERÍSTICA “FLEXIBILIDADE” 3

CARACTERÍSTICAS QUE A FCSL PODE APRIMORAR 3

NOVA CARACTERÍSTICA 3

OS OBJETIVOS DE DESEMPENHO DA PRODUÇÃO

CARACTERÍSTICA “FLEXIBILIDADE”

No ambiente da administração da produção, a flexibilidade se caracteriza como um objetivo de desempenho que capacita gestor a alterar as condições de operação em função da demanda. No processo produtivo existem quatro tipos de flexibilidade:

I. Flexibilidade de produto/serviço: é capacidade de produzir novos produtos/serviços.

II. Flexibilidade de composto (mix): significa a capacidade de produzir ampla gama de produtos e serviços.

III. Flexibilidade de volumes: representa a habilidade de se produzir em diferentes quantidades em função da demanda.

IV. Flexibilidade de entrega: é a capacidade de alterar a programação da entrega do produto/serviço. Na prática, significa antecipar ou postergar a entrega para atender a solicitação do cliente. (Bráulio Wilker, 2010).

Dentro desse contexto, a Faculdade Cenecista de Sete Lagoas distingue-se como instituição que coloca em prática a Flexibilidade enquanto objetivo de desempenho. Por exemplo, ao adotar uma política de concessão de bolsas de estudos baseada na filantropia, a Faculdade Cenecista pratica a Flexibilidade de Volumes, isso porque a política de concessão de bolsas depende do volume ou do número de alunos pagantes. O percentual de bolsas concedidas será disponibilizado após verificação da demanda de alunos que pagarão sua mensalidade. Logo, essa faceta de flexibilidade de volumes torna-se interessante para a instituição também do ponto de vista da gestão de recursos, pois, ajuda a identificar até que ponto pode conceder as bolsas de estudos sem passar por problemas.

Outro tipo de flexibilidade evidenciada nas ações da Faculdade Cenecista é a Flexibilidade de composto (mix). Em seu processo, a instituição possui variados canais de comunicação, a saber, quadros de avisos, sistemas informatizados como o Perseus e o Moodle, e-mails coletivos, e-mails informativos disparados pessoalmente acerca de estágios, concursos e tantos outros comunicados, caixa de sugestões e a importante avaliação institucional periódica feita pelo aluno. Tais canais de comunicação representam a capacidade da instituição em produzir uma ampla gama de produtos e serviços, o que denota esse tipo de flexibilidade.

No que se refere à Flexibilidade de Entrega, a Faculdade a pratica na medida em que possibilita ao aluno, irregular ou não, adequar a sua grade de ensino de acordo com a sua necessidade. De acordo com a sua solicitação, o aluno pode antecipar ou adiar disciplinas. Isso indica a capacidade da instituição de alterar a programação da entrega do produto/serviço.

CARACTERÍSTICAS QUE A FCSL PODE APRIMORAR

A FCSL, embora pratique interessantes modalidades de flexibilidade, pode, como qualquer outra instituição, fazer melhorias em seu processo. Por exemplo, criando alternativas justas na distribuição de pontos. De modo geral, processo de avaliação é engessado e padronizado, desconsiderando imprevistos que podem prejudicar o aluno que não comparecer para a atividade. As exigências normativas da FCSL indicam que apenas em casos de doença contagiosa o aluno justificará sua ausência. Há que se estabelecer critérios baseados nas diferentes situações que por ventura fizeram o aluno perder a atividade. As situações são diferentes, os alunos são diferentes, existe o bom e mau aluno, logo, é prudente que se faça uma abordagem personalizada ao se tratar de aluno que perdeu alguma atividade avaliativa. Para isso, a FCSL poderá se basear na Flexibilidade de Produto/Serviço, produzindo novas alternativas ao aluno que por um motivo justo perdeu uma atividade avaliativa.

Ainda dentro deste contexto de melhorias, a FCSL pode se valer da Flexibilidade de composto (mix) ao colocar mais um link de internet a disposição, pois, se um link cair, o outro poderá substituí-lo, deixando de causar os recorrentes problemas de acesso à rede.

NOVA CARACTERÍSTICA

A FCSL pode ainda se beneficiar muito da Flexibilidade de Produto/Serviço. É uma característica que pode contribuir mais com o processo da instituição. Por exemplo, a FCSL poderá estabelecer atividades via Moodle as quais os alunos realizarão de onde estiver, tornando o processo mais dinâmico.

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »